Aromaterapia e Saúde Mental: quais óleos essenciais ajudam?

Aromaterapia e Saúde Mental: A influência positiva dos aromas no humor e na redução da ansiedade

Qual a relação entre Aromaterapia e Saúde Mental?

Você sabia que, através dos aromas naturais, é possível obter melhora do humor e redução da ansiedade? Isso porque a Aromaterapia é uma técnica que visa unir cheiros específicos da natureza à benefícios físicos, emocionais e psicológicos.

Afinal, ela é uma terapia milenar, tendo sido utilizada por diferentes povos em diferentes épocas. Porém, há poucas décadas ela ganhou reconhecimento e hoje é difundida em várias partes do mundo. Quer saber mais sobre o assunto? Prossiga na leitura!

Efeitos da Aromaterapia na Saúde Mental

Como ocorre o processo da terapia dos aromas no nosso cérebro? Para começar, tais fragrâncias atuam no sistema límbico que, dentre outras funções, é responsável pelas emoções. 

Através dos receptores olfativos, essas moléculas chegam até essa parte do cérebro. Depois, as informações são passadas ao sistema nervoso. Ali, as mudanças começam a acontecer, impactando diferentes aspectos do nosso corpo.

Vale ressaltar que saúde mental é um tema muito debatido nos dias de hoje, devido à sua importância em relação ao cenário social atual. Por isso, devido à preocupação com sintomas de ansiedade, estresse e depressão, a procura por práticas terapêuticas aumentou. 

Leia também: Quais óleos essenciais ajudam a harmonizar o ambiente de trabalho?

Estudos relacionados ao tema Aromaterapia e Saúde Mental

Já foi comprovado cientificamente, por meio de estudos, que a Aromaterapia possui efeitos positivos no cérebro. Na verdade, ela esteve relacionada, principalmente, à redução da ansiedade e estresse. 

Isso porque alguns óleos são responsáveis por agir em áreas do cérebro da mesma forma que alguns medicamentos. Assim, eles podem desencadear uma resposta sedativa e ansiolítica, além de melhorar a qualidade do sono.

Por isso, os óleos essenciais são responsáveis por levar a um estado de relaxamento e podem agir como antidepressivos e calmantes. 

Óleos essenciais que ajudam na redução da ansiedade e estresse

Existem muitos óleos que estão relacionados ao alívio e melhora desses sintomas. Dentre eles, podemos citar:

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é uma das fragrâncias mais conhecidas. Ele possui propriedades calmantes e ansiolíticas. Ajuda na redução do estresse e ansiedade, melhora a qualidade do sono e proporciona tranquilidade e paz.

Óleo essencial de laranja

O óleo essencial de laranja doce produz alegria e felicidade. Devido à sua ação estimulante, ele pode ser usado como terapia complementar para a depressão e ansiedade. Afinal, ajuda a combater a tristeza e o desânimo.

Óleo essencial Tea Tree

O óleo essencial tea tree está relacionado à redução do estresse mental. Assim, ele pode ajudar a acalmar os sentimentos e transmitir paz e leveza. 

Métodos de aplicação da Aromaterapia

Existem diversos métodos de aplicação para essa técnica. Conheça alguns deles:

  • Aromatizadores elétricos: os aromatizadores elétricos são os mais utilizados, pois fazem a aromatização do ambiente. Para utilizá-los, basta diluir algumas gotas do óleo essencial em água.
  • Escalda pés: para relaxar e ainda aproveitar os benefícios das fragrâncias, você pode fazer um escalda pés. Em 2L de água quente, você coloca algumas gotas do óleo essencial desejado e pronto!
  • Massagens: Não há nada melhor que uma massagem depois de um dia estressante e cansativo. Por que não unir essa técnica à terapia? Você pode misturar algumas gotas de óleo essencial no creme para fazer ou receber a massagem.
  • Uso em outros objetos: Se você deseja ter uma noite de sono melhor, vale pingar algumas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro. Assim, você pode relaxar e aumentar a qualidade do seu sono.

Vale ressaltar que é importante consultar um profissional antes de iniciar a terapia. Lembre-se também de que os óleos essenciais são concentrados e não devem ser utilizados diretamente na pele, pois podem causar irritações.

Agora conta pra gente: já praticou a Aromaterapia com o intuito de reduzir a ansiedade e o estresse? Conta pra gente! Até a próxima!

Por Perossi Conteúdo

Referências: 

HEREDIA-VIEIRA, S. C. et al. Uma revisão do uso da Aromaterapia no controle da ansiedade ocasionada pela pandemia da Covid-19. Revista Fitos. Rio de Janeiro. p. 138-144, 2022. Disponível em: <https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1169>. Acesso em: 17 jul. 2023.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados