Confira as melhores dicas de Aromaterapia para Concentração

Aromaterapia para Concentração: Óleos essenciais que potencializam a atenção e a memória nos estudos

Você tem dificuldade de se concentrar? Nos dias de hoje, com tantas coisas para nos distrair, pode ser difícil conseguir envolver-se nos estudos. 

Mas você sabia que, com a Aromaterapia para concentração você pode potencializar sua atenção e memória nos estudos? Esse é o tema do artigo de hoje. Vem comigo!

Como os aromas influenciam a atenção e a memória?

O sistema olfativo é uma poderosa ferramenta do nosso corpo. Ele é responsável por captar os aromas, que serão processados pelo sistema límbico e interpretados pelo sistema nervoso.

Vale ressaltar que o sistema límbico é responsável por diversos aspectos, como emoções, memória, motivação e aprendizado. Logo, parece racional pensar que a aromaterapia para concentração funciona.

Isso porque há diferentes fragrâncias que estimulam a concentração, a memória e a capacidade de aprendizado do cérebro. Assim, fica mais fácil estudar para o concurso, prova ou aquela matéria que você acha difícil.

E se engana quem pensa que a Aromaterapia é só para adultos! Os adolescentes também podem se beneficiar da técnica, visto que esta é uma fase da vida com muitas provas e estudos!

Veja os óleos essenciais recomendados para melhorar a concentração

Listamos as melhores opções de óleos essenciais para a concentração. Confira!

Óleo essencial de hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um poderoso aliado para a atenção. Ele também ajuda a aliviar a fadiga mental e seu aroma é muito agradável. 

Além disso, essa fragrância também ajuda no relaxamento dos músculos, proporcionando energia física. 

Óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão ajuda a reduzir o sono, aumentar a atenção, além de trazer foco e clareza de ideias. Ele também está relacionado à limpeza mental, contribuindo para a concentração nos estudos e trabalho.

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é uma das fragrâncias mais conhecidas atualmente. Ela está relacionada ao alívio da ansiedade e estresse. 

Essas características, somadas ao bem-estar e controle da qualidade do sono, ajudam a melhorar a concentração nos estudos e a obter um melhor desempenho.

Óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim está associado à potencialização da memória e raciocínio, aumento do foco e sensação de energia. Assim, pode-se estudar com mais disposição e concentração.

Conheça uma opção de blend (combinação de diferentes óleos essenciais) para foco aqui

Aromaterapia para concentração: como aplicar os óleos essenciais durante os estudos?

Agora que você já sabe quais são os melhores óleos essenciais, você pode estar se perguntando: como aplicá-los durante os estudos? Apesar de parecer uma tarefa difícil, a Aromaterapia para concentração pode ser utilizada de diferentes formas. Veja a seguir.

  • Difusor: com apenas algumas gotas de óleo essencial misturados a um pouco de água, você pode sentir o aroma por todo o ambiente. Existem diversas opções de difusores no mercado.
  • Inalação direta: nesse caso, basta segurar o frasco próximo ao nariz ou pingar algumas gotas na mão, esfregá-las e inalar a uma distância de 15cm.
  • Uso em compressas: para utilizar dessa forma, basta misturar algumas gotas de óleo essencial em um litro de água. Depois, mergulhe a toalha nessa mistura e aplique em um local do corpo. Você pode aplicá-lo sobre os ombros e o pescoço, áreas de maior tensão, por cerca de 30 minutos.

Dicas para otimizar o ambiente de estudo

A aromaterapia para concentração pode ser somada a outras técnicas, a fim de potencializar os resultados. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você!

Organize o ambiente

Além de aumentar a produtividade, um ambiente organizado permite que você foque apenas nos estudos, e não na bagunça que se faz presente. Ele também te deixa menos ansioso e mais motivado.

Utilize técnicas de estudo eficazes

Existem diversas técnicas de estudo que podem te ajudar a memorizar e aprender os temas com mais assertividade. Para isso, você pode assistir vídeos ou conhecer, através de pesquisas, diferentes métodos e escolher aquele que se encaixa melhor em sua realidade. 

Faça seu próprio cronograma de estudos 

Não é só o ambiente que precisa de organização, isso também vale para a sua agenda. Por isso, monte uma rotina de estudos de acordo com a importância e dificuldade do tema. Ter uma rotina ajuda a diminuir a ansiedade e a se concentrar no que realmente é necessário.

Mantenha-se longe do celular

O celular é uma poderosa ferramenta, mas também está intimamente relacionada à nossa falta de foco e concentração. Por isso, se possível, desligue as notificações e deixe-o no silencioso.

Também é interessante colocá-lo em outro cômodo, assim você não se sente tentado a dar uma rápida “olhadinha” e se perder.

E então, curtiu nossas dicas? Aproveite e confira os melhores óleos essenciais em nosso site, clique aqui.

Por Perossi Conteúdo

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados