Segredos revelados: é possível usar óleo essencial para artrose? - Blog Aromahelp

Segredos revelados: é possível usar óleo essencial para artrose?

É possível usar óleo essencial para artrose? Essa é uma pergunta muito comum para aqueles que estão começando a estudar um pouco mais a fundo, a Aromaterapia e seus efeitos.

Pois bem, como sabemos, os óleos essenciais são usados ​​há séculos para tratar muitos sintomas. Por meio da Aromaterapia, é possível  ativar o olfato e promover uma resposta fisiológica equilibrada. As pessoas que fazem uso dessa prática, relatam sentimentos de relaxamento, redução do estresse e conforto.

Também é cada vez mais comum,  o uso dessa prática concomitantemente aos tratamentos alternativos, como acupuntura e massagem, e mesmo com tratamentos da medicina tradicional. Afinal, uma coisa não dispensa a outra, certo?

Mas, no caso específico da artrose, o uso de óleos essenciais trazem, de fato, alívio? É sobre isso que iremos te contar a seguir, acompanhe em mais um post do seu blog preferido sobre Aromaterapia e óleos essenciais, o blog da Aroma Help! 

O que é Aromaterapia?

Entendendo o que é artrose 

Antes de abordarmos sobre a possibilidade ou não do uso da Aromaterapia para lidar com a artrose, que tal termos de forma bem clara sobre no que consiste a artrose?

Se trata de uma doença articular degenerativa, na qual os tecidos da articulação se rompem com o tempo. É o tipo mais comum de artrite e, geralmente, costuma atingir pessoas com idade mais avançada.

Também conhecida como osteoartrite, as pessoas acometidas desse problema geralmente apresentam rigidez e dores nas articulações, cujas as mais afetadas são:

  • Parte interior das costas;
  • Extremidades dos dedos;
  • Extremidades dos polegares;
  • Base das mãos;
  • Joelhos;
  • Ancas;
  • Pescoço.

Vale dizer que a artrose afeta cada pessoa de maneira diferente. Há casos onde ela é relativamente leve, sem prejudicar a rotina diária, enquanto em outras situações pode  causar dor e incapacidade significativas. 

Fato ou fake: é possível usar óleo essencial para artrose? 

O fato que temos é o seguinte: muito embora sejam necessárias mais pesquisas científicas sobre o assunto, há evidências que sugerem que determinados óleos podem  sim ser usados ​​para aliviar certos sintomas da artrite. 

Ou seja, ainda não podemos afirmar que a  Aromaterapia pode curar a artrite, contudo, estudos já demonstram que ela pode ter um impacto poderoso nesses casos, trazendo  bem-estar, e aliviando as dores.

Conforme uma matéria publicada no site americano Arthritis Foundation, nas palavras da médica de medicina integrativa em San Jose, Califórnia, Julie Chen:

“Alguns aromas acionam os receptores olfativos no nariz, estimulando uma reação no sistema nervoso. Feito isso, há o incentivo por parte do cérebro que controla a emoção, o que por sua vez, efetua a liberação de hormônios como a dopamina, causando uma sensação de bem-estar.”

Dentre os estudos, podemos destacar o da Universidade Católica da Coréia em Seul. Ele mostrou que pessoas com artrite que cheiravam a uma mistura perfumada que incluía lavanda, eucalipto e alecrim experimentaram menos dor e melhor humor do que aquelas que não o fizeram.

Quais os melhores óleos essenciais para artrose e dores articulares?

Dentre as opções que você pode encontrar em óleos essenciais para artrose e dores articulares em geral, destacamos os seguintes:

  • Óleo Essencial de Gengibre

Alguns estudos apontam a eficácia do uso do óleo essencial de gengibre para quadros de dor moderada a grave no joelho. Além dele, os óleos tanto de bergamota quanto de lavanda também costumam trazer alívio e sensação de bem-estar, minimizando a dor. 

Conheça o Óleo Essencial de Gengibre 5ml – Bysamia

  • Óleo Essencial de Eucalipto

Um dos mais recomendados para atuar  nos sintomas da artrose, o óleo essencial de eucalipto ajuda a reduzir as dores, bem como a pressão arterial.Contudo, não é indicado para pessoas alérgicas ao eucalipto. Pode ser diluído e usado na região onde ocorrem as dores. Vale sempre ressaltar que não deve-se usar óleo essencial diretamente na pele, e que sempre deve ser misturado a  um óleo vegetal.

Conheça o Óleo Essencial de Eucalipto Staigeriana Via Aroma 10ml

  • Óleo Essencial de Copaíba 

O óleo essencial de copaíba é um dos mais bem avaliados quanto se trata de artrose. Há relatos que seu uso teve origem na observação sobre o comportamento de alguns animais. Quando se feriam, buscavam se esfregar nos troncos das famosas árvores copaibeiras. 

Um estudo de 2018 mostrou que a massagem com óleo essencial de copaíba levou a uma diminuição nas dores causadas pela artrose.

Conheça o Óleo Essencial Copaiba 10ml BySamia

A melhor opção para comprar óleo essencial para artrose

Referência no e-commerce de Aromaterapia, a Aroma Help conta com o que há de melhor no mercado, quando pensamos em óleos essenciais para artrose.

Para saber como comprar online, clique aqui e siga nosso passo a passo.

Agora me conta: você já conhecia essas opções? Qual é o seu óleo essencial para artrose preferido? Já compartilhe o post com seus amigos para que eles saibam de tudo isso também!

Até a próxima!

Por Perossi Conteúdo 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados