O que é óleo essencial? - Blog Aromahelp

O que é óleo essencial?

Muitas pessoas ainda buscam saber o que é óleo essencial. São extratos altamente concentrados, que são retirados de partes específicas das plantas, como sementes, raízes, folhas, madeiras, flores e frutos. Seus componentes químicos atuam no nosso organismo produzindo efeitos psicológicos e físicos. Os óleos essenciais carregam a “essência” da planta e é por isso que alguns possuem um perfume tão intenso.

O que é óleo essencial e como funciona?

Quando inalamos profundamente o óleo essencial, os componentes aromáticos são processados pelo sistema olfativo no cérebro, através dos nervos olfatórios. Estes nervos, por sua vez, estão conectados ao nosso sistema límbico, parte do cérebro que controla a frequência cardíaca, pressão arterial, respiração e estresse e que também cuida das nossas emoções, comportamentos e memórias de longo prazo.

Cada componente aromático de uma planta tem uma formulação química diferente. Por isso, existem os óleos afrodisíacos, analgésicos, antidepressivos, respiratórios, regenerativos, calmantes, estimulantes, etc. Esse é o ponto mais importante quando você busca saber o que é óleo essencial.

o-que-é-óleo-essencial

Benefícios do uso

Cada óleo essencial tem seus próprios benefícios e as vantagens que você pode obter dependem do óleo que você usa. Existe uma diversidade enorme de óleos essenciais, alguns exemplos dos mais utilizados e suas principais funções são: 

Alecrim: ajuda a despertar, melhora a concentração e diminui a ansiedade; auxilia no crescimento capilar; estimula a circulação; reduz o nível de colesterol no sangue.

Camomila: promove a serenidade e diminui a raiva; ajuda a desprender do passado; reduz inchaços, alergias e picadas; elimina pedras nos rins e vesícula.

Gengibre: anti-inflamatório e analgésico. 

Laranja: reduz os sintomas da depressão; aumenta a imunidade; melhora a aparência das peles oleosas e sem vida.

Lavanda: reduz o estresse; melhora a qualidade do sono; cicatrizante e regenerador. 

Ylang Ylang: trabalha a autoestima; relaxa; melhora a libido; facilita a expressão da afetividade; alivia sintomas da menstruação e menopausa.

Melaleuca: diminui manchas na pele e acne; antifúngico e anti-inflamatório. 

Eucalipto: auxilia na assepsia de ambientes para quem tem problemas respiratórios; expectorante, combate asma, rinite, bronquite, pneumonia e resfriados.

Como usá-los?

Agora que você já sabe o que é óleo essencial, saiba também que eles podem ser utilizados através de difusores de ambientes, colares aromáticos, massagens corporais, banhos e escalda-pés. 

Alguns óleos essenciais podem ser ingeridos, para tanto é necessário que esteja especificado no rótulo “para uso interno” e seguir todas as recomendações.

Aroma Help Loja de Aromaterapia e Óleos Essenciais. 

Na Aroma Help você encontrará uma infinidade de óleos essenciais de diversas marcas, assim como difusores elétricos e colares. Acesse nosso site e descubra qual atende sua necessidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

Óleo Vegetal de Açaí

Benefícios para a manutenção do equilíbrio da pele e dos cabelos é tudo de bom, né?! Então você precisa conhecer o Óleo Vegetal de Açaí!

Aromaterapia para adolescentes

As terapias alternativas fazem bem à saúde independentemente da idade, por isso hoje vamos falar um pouco sobre a aromaterapia para adolescentes.  A Aromaterapia é

Óleo essencial de Olíbano

O óleo essencial de olíbano, também chamado de óleo essencial de incenso, é extraído da resina de árvores do gênero Boswellia. O uso deste óleo remonta a