O que é aromaterapia - Blog Aromahelp

O que é aromaterapia

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o que é Aromaterapia. Trata-se de uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia do organismo. O termo Aromaterapia é aplicado a um ramo da Fitoterapia: aroma significa cheiro agradável e terapia, tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física. 

Os óleos essências são líquidos extraídos de plantas aromáticas e que não possuem a adição de produtos químicos e por isso são considerados produtos naturais. E podem ser utilizados de várias formas: difusores de ambientes elétricos, banhos, massagens e colares difusores.

Mas, não confunda óleos essenciais com essências! Os óleos essenciais são substâncias naturais concentradas que trazem benefícios terapêuticos, já as essências não são usadas para fins terapêuticos e sim para perfumar.

O que é aromaterapia: origem

As ervas aromáticas já eram utilizadas para fins religiosos, curativos ou estéticos no Egito, China, Índia, Grécia e Roma. O termo “Aromaterapia” foi usado inicialmente por Renné-Maurice Gattefossé, um químico francês cuja família possuía uma indústria de perfumes. Em 1910, ele se queimou gravemente em uma explosão no laboratório da empresa. Foi tratado de acordo com os meios da medicina alopática, mas acabou desenvolvendo gangrena gasosa. Em último recurso, retirando as suas bandagens, aplicou sobre as suas feridas infectadas óleo essencial de lavanda, que lhe curou completamente. Em 1928, publicou o livro “Aromathérapie: Les Huiles essentielles hormones végétables” (Aromaterapia: Os óleos essenciais, hormônios vegetais).

Benefícios

Ao inalar algum aroma, o nosso sistema límbico, área do sistema nervoso responsável por regular as emoções, dispara neuroquímicos que podem ter ação sedativa, estimulante ou relaxante. Em suma, a Aromaterapia é indicada para os mais variados tipos de problemas, desde dores musculares, dores de cabeça, má digestão, acne, estresse, ansiedade, depressão, distúrbios de sono, falta de ânimo, entre muitos outros.

Um estudo produzido por pesquisadores da Coreia do Sul mostrou que a aromaterapia efetivamente reduziu os níveis de ansiedade e melhorou a qualidade do sono em pacientes de uma UTI que sofreram intervenção coronária percutânea. O que acontece é que, quando você sente o cheiro do óleo essencial, o organismo produz diferentes reações dependendo do tipo de óleo utilizado.

Além dos efeitos dos óleos essenciais na mente humana, há os efeitos fisiológicos advindos de suas propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais. Eles penetram com facilidade nossa membrana celular – cem vezes mais que a água – e se dissolvem nos lipídeos de nosso corpo. Muitos remédios da medicina tradicional possuem compostos extraídos de óleos essenciais, como o mentol e a cânfora, por exemplo.

Aromaterapia e Aroma Help

Agora você já sabe o que é aromaterapia. E justamente por acreditar em seus benefícios, surgiu a Aroma Help. Entre no nosso site e conheça a grande variedade de produtos que podem te ajudar a ter umestilo de vida mais saudável e menos dependente de medicamentos convencionais!

o-que-é-aromaterapia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

Óleo Vegetal de Açaí

Benefícios para a manutenção do equilíbrio da pele e dos cabelos é tudo de bom, né?! Então você precisa conhecer o Óleo Vegetal de Açaí!

Aromaterapia para adolescentes

As terapias alternativas fazem bem à saúde independentemente da idade, por isso hoje vamos falar um pouco sobre a aromaterapia para adolescentes.  A Aromaterapia é

Óleo essencial de Olíbano

O óleo essencial de olíbano, também chamado de óleo essencial de incenso, é extraído da resina de árvores do gênero Boswellia. O uso deste óleo remonta a