ESPANTE OS INSETOS COM AROMATERAPIA E OS ÓLEOS ESSENCIAIS - Blog Aromahelp

ESPANTE OS INSETOS COM AROMATERAPIA E OS ÓLEOS ESSENCIAIS

 ESPANTE OS INSETOS COM AROMATERAPIA E OS ÓLEOS ESSENCIAIS

Em épocas de calor mais intenso, sobretudo no verão, os óleos essenciais e a prática da Aromaterapia podem contribuir, e muito, com o seu bem-estar, espantando aqueles desagradáveis insetos.

Do mosquito da dengue, temido transmissor de doenças, aos sórdidos “borrachudos” e pernilongos, que além de provocar alergias, não deixam ninguém dormir, com o uso da Aromaterapia você pode dar um basta a tantos males!

Com baixíssimo custo, altíssima eficiência e extrema facilidade, ao ter os óleos essenciais ao seu lado, você pode repelir e combater insetos, protegendo sua família dos riscos causados por tais pragas.

Quer saber como espantar os insetos com a Aromaterapia e os óleos essenciais? Então fique comigo até o fim deste artigo produzido especialmente para você, leitor (a) do blog!

Aromaterapia e óleos essenciais contra os insetos: alternativa natural aos inseticidas químicos

Um dos maiores benefícios do uso da Aromaterapia para combater os insetos, é o fato de determinados óleos essenciais agirem como verdadeiros repelentes naturais.

Enquanto os “venenos” e inseticidas podem acarretar em riscos e acidentes para nós (especialmente em crianças), o repelente natural não agride a natureza, e tampouco oferece graves riscos à nossa saúde.

De acordo com a Aromaterapeuta e Aromatóloga Samia Maluf, em uma matéria publicada no portal Bonde:

“Há muito tempo os caboclos já utilizavam os óleos de citronela e copaíba para afastar qualquer tipo de mosquito e inseto dos locais onde viviam. Hoje, com o avanço da tecnologia, obtemos estes óleos concentrados, os chamados óleos essenciais, retirados das mesmas plantas e com uma eficácia ainda maior”.

(Fonte: https://www.bonde.com.br/casa-e-decoracao/dicas/saiba-como-afastar-os-insetos-com-oleos-essenciais-133468.html).

Há diversas opções em óleos essenciais que ajudam a combater as pragas, como por exemplo:

Óleo essencial de Citronela (indicado para combater mosquitos e pernilongos);

Óleo essencial de Lavanda (ajuda a afastar desde pernilongos e moscas, até pulgas e carrapatos);

Óleo essencial de Eucalipto limão (afasta mosquitos);

Óleo essencial de Capim Limão (protege contra mosquitos, moscas, pulgas e carrapatos);

Óleo essencial de Patchouli (um dos mais completos, ajuda a repelir mosquitos de qualquer espécie);

Óleo essencial de Hortelã Pimenta (afasta as aranhas e formigas), etc.

Receita de repelente natural com óleos essenciais

Há uma receita de repelente natural, indicado para pessoas que não possuam alergia ou hipersensibilidade aos componentes utilizados.

Pessoas hipertensas, lactantes, grávidas e crianças, no entanto, devem ter cuidado e maior atenção, especialmente na dosagem dos componentes.

Quem não faz parte das categorias acima descritas, eventualmente poderá aumentar a dosagem de 5 para 10 gotas do óleo de citronela, por exemplo, para potencializar a ação do repelente.

Para produzir o repelente, solicite o auxílio de uma farmácia de manipulação, produzindo assim a composição exata e evitando riscos de contaminação, algo que é mais suscetível se feito em casa.

Anote os ingredientes que você vai precisar:

100ml de álcool de cereais;

05 gotas de óleo essencial de citronela;

08 gotas de óleo essencial de lemongrass;

05 gotas de óleo essencial de vetiver;

05 gotas de óleo essencial de patchouli.

Fonte da receita acima: http://www.wemystic.com.br/artigos/oleos-essenciais-podem-ser-usados-como-repelentes-naturais-descubra/

Que tal usar a Aromaterapia para preservar você e sua família no verão, nas férias e/ou em casa? Faça o teste e conte pra nós o resultado! Até a próxima!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

Óleo Vegetal de Açaí

Benefícios para a manutenção do equilíbrio da pele e dos cabelos é tudo de bom, né?! Então você precisa conhecer o Óleo Vegetal de Açaí!

Aromaterapia para adolescentes

As terapias alternativas fazem bem à saúde independentemente da idade, por isso hoje vamos falar um pouco sobre a aromaterapia para adolescentes.  A Aromaterapia é

Óleo essencial de Olíbano

O óleo essencial de olíbano, também chamado de óleo essencial de incenso, é extraído da resina de árvores do gênero Boswellia. O uso deste óleo remonta a