Entendendo seu Perfume: Concentração - Parte 04 - Blog Aromahelp

Entendendo seu Perfume: Concentração – Parte 04

Entendendo seu perfume: concentração- parte 04

Agora que já falamos sobre notas olfativas e famílias olfativas, é chegado o momento de adentrarmos a outra esfera bem específica referente ao encantado universo dos perfumes: a nomenclatura quando a sua concentração. Você sabia que a duração da fragrância, bem como sua intensidade, está intimamente ligada à diluição da essência nos líquidos, como a água e o álcool? Pois bem, vejamos a seguir, como são classificados os perfumes quanto sua concentração. Vale ressaltar que a denominação destes tipos de perfume é oriunda do idioma francês, com exceção do splash.

  • Parfum ou Perfume

Esta classificação é tida como uma das mais raras no mercado, e também mais valorizada. É atribuída às fragrâncias que promovem intensa fixação na pele das pessoas e contem em sua composição, de 20% até 40% dos chamados óleos essenciais.

É a apresentação mais pura de um perfume, bem como a mais concentrada, possui preço geralmente elevado e duração de até 12 horas aproximadamente, na pele.

  • Eau de Parfum

Sabe esta classificação “Perfume” mencionada acima? O Eau de Parfum se trata de uma versão diluída em água. Este volume de água utilizado na diluição gira em torno de 11% até 15%. Por ser diluído, o Eau de Parfum tem menor durabilidade do que o Parfum, indo de aproximadamente 6 até 9 horas de fixação.

  • Eau de Toilette

O termo Eau de Toilette pode ser traduzido para “Água de Banho” em português. Sendo assim, sua concentração é bem menor do que a de um Parfum ou Eau de Parfum, girando em torno 5% até 10%, em média. É mais suave e sua fixação não passa de 6 horas.

  • Eau de Cologne

Já a “Água de Colônia” se traduz num exemplar ainda mais suave que a “Água de Banho”. O Eau de Cologne promove frescor e em sua mistura não comporta mais do que 5% de óleos essenciais. Tem o uso mais indicado para regiões quentes, e a duração é bem fugaz, cerca de 2 horas aproximadamente.

  • Splash

Aqui temos um perfume, se é que podemos chamar assim, que possui a fixação mais frágil de todas, menos de 1 hora. Em sua composição, possui menos que 1% de óleo de essência, e sua principal característica é ser refrescante.

Seu uso é bem comum para situações rotineiras do dia a dia, pela manhã, no trabalho, escola, colégio, situações onde o odor do perfume dialoga com melhor com a discrição.

Diante de tudo o que foi dito ao longo deste texto e dos artigos anteriores, com certeza sua ideia de perfume deve ter mudado um pouco, não é mesmo?

Que tal dividir todo este conhecimento acerca dos perfumes com seus amigos e familiares? Divulgue nas redes sociais, compartilhe sua opinião conosco e não deixe de acompanhar nossas próximas postagens.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados