Dúvidas Que Você Sempre Teve Sobre Óleos Essenciais
Dúvidas Sobre Óleos Essenciais | O uso dos óleos essenciais está intimamente ligado à Aromaterapia, porém, há algumas pessoas que acreditam que a utilização de essências é a mesma coisa do que lançar mão dos óleos. Será mesmo?
Por se tratar de um tema tão rico, se torna algo extremamente comum o fato de surgirem dúvidas, mitos e equívocos no que diz respeito aos óleos essenciais e a Aromaterapia.
Para esclarecer algumas das dúvidas mais recorrentes dos nossos leitores e leitoras, a equipe de especialistas do blog Aroma Help preparou este post especial. Confira agora e se torne um expert no assunto!
Quais cuidados devo ter ao comprar óleos essenciais?
Infelizmente, algumas empresas enganam os consumidores, comercializando produtos sob a alcunha de “óleos essenciais” (entre aspas mesmo), quando na verdade, não são. Exatamente por isso, tenha cuidado ao adquirir o seu.
Atente-se à procedência do mesmo, da loja que vende/revende, para não ser ludibriado (a). observe se tratasse de um produto natural e não sintético, por exemplo.
Dúvidas Sobre Óleos Essenciais | Há alguma contraindicação?
Usar óleos essenciais requer seus cuidados, assim como qualquer outro produto neste sentido, porém, em linhas gerais, são pouquíssimos os casos de contraindicações.
Por exemplo, não é aconselhado fazer seu uso nos 3 primeiros meses da gravidez, bem como aplicar diretamente sobre a pele, pois, em alguns casos, pode gerar queimaduras.
Outra contraindicação seria o uso de óleo essencial de frutas cítricas, durante o dia, pois eles são indicados para uso noturno em razão de ser fotossensibilizante.
Dúvidas Sobre Óleos Essenciais | Qual a dosagem ideal para se utilizar óleos essenciais?
No caso de difusão, 10 gotas é uma dosagem suficiente para usufruir dos efeitos benéficos dos óleos essenciais.
Já quando o uso dos óleos essenciais se dá por meio de inalação, até 3 gotas são suficientes.
É possível fazer algum tipo de tratamento de uso interno com os óleos essenciais?
Sim, é possível fazer uso dos óleos essenciais via oral. Mas atenção: apenas os óleos 100% puros permitem tal utilização.
Essências e óleos essenciais são a mesma coisa?
Óleo essencial é diferente de essência. Quando falamos em óleo essencial, nos referimos a um produto 100% natural (ao menos, deveria ser). Ele é extraído de frutos, plantas, flores, resinas.
Já a essência é produzida em laboratório, uma cópia sintética do óleo essencial na verdade. A Aromaterapia é feita com óleos essenciais, e não com essências.
Para se certificar que o produto adquirido se trata de óleo essencial, tenha em mente que na arte de baixo do nome comercial do óleo essencial, consta o nome botânico ou científico do produto.
[ux_custom_products cat=”427″ products=”4″ columns=”10″ title=””]
Dúvidas sobre óleos essenciais e Aromaterapia? Fale com a gente! Deixe seu comentário.
[block id=”e-book-invocando-os-deuses”]
Uma resposta
Artigo bastante esclarecedor! Muito bom!