Como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia? - Blog Aromahelp

Como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia?

A preocupação com a saúde mental é sempre algo essencial, mas desde o início da pandemia causada pelo vírus do Covid-19, esse assunto ganhou uma importância ainda maior.
A quebra da rotina, lado a lado com a preocupação com a saúde e a sensação de incerteza sobre o futuro, tem trazido sintomas negativos como a ansiedade, o estresse e o medo.
Nós sabemos que lidar com esses sentimentos — muitas vezes desconhecidos —, pode parecer um desafio bastante assustador. Por isso, listamos aqui algumas dicas práticas que você pode aplicar no seu dia a dia e atravessar esse período com mais tranquilidade e bem-estar. Vem conferir!

Cuidado com os conteúdos que você consome

Manter-se sempre bem-informado é essencial, mas a verdade é que o excesso de notícias que chegam até nós — principalmente por meio da internet — pode nos deixar ainda mais ansiosos. Então, como lidar com esse desafio?
Procure consumir informações de fontes confiáveis e estabeleça um horário para se atualizar. Mas evite fazer isso antes de dormir para não acionar gatilhos negativos que causam mudanças de humor, gerando insônia e prejudicando a qualidade do seu sono.

Aproveite a tecnologia para manter contato com a família e os amigos

Estar em isolamento social não significa necessariamente que precisamos ficar longe das pessoas que são importantes para nós. Hoje em dia, podemos contar com toda a facilidade e a praticidade da tecnologia!
Por meio dos aplicativos é possível fazer videochamadas em grupo, enviar fotos e até sincronizar a reprodução de séries e filmes para assistir em conjunto. Enquanto as interações ao vivo ainda não são possíveis, essas são boas alternativas para matar a saudade.

Mantenha a casa limpa e sempre em ordem

Estar em um espaço bem organizado, com cada coisa em seu devido lugar, também contribui com o nosso equilíbrio e a sensação de bem-estar.
E para que essa experiência seja ainda mais positiva, uma boa ideia é apostar nos aromatizadores e difusores! Além de deixar os ambientes com aquele cheirinho agradável e aconchegante, você pode optar por formulações que ajudem a melhorar o seu ânimo, essências cítricas e refrescantes para manter a concentração, ou mesmo um blend mais específico para reduzir a inquietação.

Aposte em novas receitas

Para muita gente, descobrir novas possibilidades gastronômicas tem sido uma verdadeira atividade terapêutica durante a quarentena. Se você faz parte desse grupo, que tal unir o útil ao agradável e descobrir opções que sejam saborosas e também saudáveis?
Neste tópico, temos algumas sugestões:

  • selecione alimentos ricos em vitamina C e ferro para fortalecer a imunidade;
  • pratos coloridos estimulam o apetite! Aposte em legumes como a cenoura e a beterraba que, além de bonitos, são muito nutritivos;
  • o Brasil tem uma variedade de grãos que vai muito além do feijão nosso de cada dia. Você pode variar o cardápio com lentilha, grão-de-bico, soja e ervilhas;
  • oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas, além de saudáveis, são ótimas alternativas de lanche e ainda combinam com saladas, massas, carnes e muitos outros pratos;
  • o ovo é uma excelente fonte de proteína e pode ser utilizado em uma uma infinidade de opções: de omeletes a tortas salgadas e doces.

Aproveite para tirar os velhos caderninhos de receitas das gavetas e busque novidades em sites e blogs para incrementar o cardápio.
E lembre-se: sentir-se inseguro ou com medo durante a pandemia é muito normal. Nesses momentos, procure respirar fundo, estimule os pensamentos positivos e siga as dicas que trouxemos neste conteúdo.
Outra boa sugestão é aproveitar as possibilidades da aromaterapia e recorrer aos óleos essenciais para recuperar a tranquilidade e reduzir as sensações de ansiedade e estresse. Entre em contato com a Aroma Help e saiba como podemos te ajudar a encontrar a solução mais indicada para você!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados