5 aplicações muito eficazes do óleo essencial de melaleuca - Blog Aromahelp

5 aplicações muito eficazes do óleo essencial de melaleuca

Também conhecida como “árvore do chá”, a melaleuca é uma planta nativa da Austrália e a partir das suas folhas é possível extrair uma essência altamente concentrada e de ação poderosa.
Com diversas possibilidades de aplicação em nosso dia a dia, o óleo essencial de melaleuca garante um aroma refrescante e herbal, purificando o ambiente e aliviando desconfortos respiratórios.
E para que você conheça mais sobre essa incrível planta, vamos listar neste conteúdo 5 dos principais usos dessa formulação. Continue a leitura e confira!

1- Mau hálito

A melaleuca é tão eficiente no combate aos microrganismos que prejudicam a saúde da nossa boca que, hoje em dia, já é possível encontrar no mercado cremes dentais e enxaguantes bucais que utilizam essa planta em sua formulação.
A ação desinfetante, antisséptica e bactericida da melaleuca auxilia no tratamento das cáries e também é bastante eficaz contra aftas e infecções na gengiva. A dica é misturar uma gota do óleo essencial em uma xícara de água morna e bochechar essa solução por aproximadamente 30 segundos, sem engolir.
Esse procedimento pode ser feito até três vezes por dia e em menos de uma semana já apresenta ótimos resultados!

2- Repelente de insetos

Uma curiosidade interessante é que, ao longo dos séculos, as plantas de modo geral desenvolveram uma habilidade de se proteger dos insetos, utilizando sua textura ou seu aroma para mantê-los bem longe.
Nesse sentido, o óleo de melaleuca pode ser utilizado para afastar os bichinhos indesejados de duas maneiras bastante eficazes:

  • em forma de spray, misturado a outras essências como lavanda ou citronela;
  • como difusor de ambientes — basta pingar quatro ou cinco gotinhas do óleo na água do réchaud.

Caso o inseto já tenha conseguido picar você, é possível encontrar no mercado o óleo pronto para pele, que pode ser aplicado diretamente do local. Apenas uma gotinha já é suficiente para aliviar a coceira.

3- Problemas de acne

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, lidar com a acne não é uma preocupação exclusiva dos adolescentes. Adultos também sofrem bastante com esse problema de pele e o óleo de melaleuca pode ser uma excelente solução nesse caso!
Aqui entram em ação as propriedades antissépticas e antibacterianas para promover uma limpeza profunda da derme e tratar as lesões acneicas de forma eficaz e mais natural.
O segredo é aplicar o óleo de melaleuca nas regiões mais afetadas da pele, em uma proporção de 1 ml da essência para 9 ml de água, uma ou duas vezes por dia.

4- Anticaspa

Outro dos benefícios do óleo essencial de melaleuca é a capacidade de não só aliviar a coceira causada pela caspa, mas também de tratar o couro cabeludo, desobstruindo os folículos, reduzindo a descamação e promovendo uma limpeza profunda da região.
A seguir, vamos listar duas receitas práticas que podem fazer a diferença no seu dia a dia:

  • você pode diluir 10 gotas do óleo em um frasco de xampu neutro;
  • três gotas da essência de melaleuca, com 5 ml de óleo vegetal de abacate e uma gota do óleo de lavanda também são uma ótima solução anticaspa.

5- Antigripal

O princípio ativo da melaleuca funciona como um excelente antigripal e também ajuda a aliviar os sintomas de desconforto respiratório causados pelos resfriados.
Você pode esfregar o óleo nas palmas das mãos para esquentá-lo e respirar o seu perfume para que ele possa penetrar a mucosa nasal ou adicionar cinco gotas da essência em água fervente e inalar o vapor por alguns minutos.
E se você se interessou por todas essas propriedades do óleo essencial de melaleuca e quer conhecer na prática o potencial dessa planta, aproveite para conhecer as linhas de produto da Aroma Help. São diversas marcas e frascos em diferentes tamanhos para atender às suas necessidades. Acesse o nosso site!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados