Aromaterapia com óleo essencial de alecrim

Aromaterapia com óleo essencial de alecrim: como essa prática pode beneficiar sua vida

aromaterapia com óleo essencial de alecrim

Você já ouviu falar no “óleo do estudante”? O óleo essencial de alecrim é conhecido por esse nome devido aos seus benefícios como aumento do foco e melhora da memória. No entanto, a Aromaterapia com óleo essencial de alecrim não se limita apenas à área neurológica, uma vez que também pode promover melhora na aparência da pele e no crescimento do cabelo.

Que tal saber mais sobre a Aromaterapia com óleo essencial de alecrim, seus benefícios e dicas de como você pode incorporar esta prática na sua rotina para melhorar sua qualidade de vida? Continue lendo este artigo!

Alecrim: o que é e propriedades

O alecrim é uma erva aromática que, por proporcionar um odor agradável ao ambiente, é bastante querida na culinária e medicina popular.

Os povos antigos acreditavam que o cheiro do alecrim se originava nas brisas marítimas, o que fez com a planta fosse batizada com o nome de rosamarinus, um termo que significa “orvalho do mar” em latim.

No Brasil, o alecrim teve sua chegada durante o período de colonização. Desde então, tem sido bastante utilizado devido às suas propriedades digestivas, antioxidantes, antimicrobianas e antissépticas.

O principal componente do alecrim é a vitamina A, importantíssima para a saúde dos olhos, pele e para a prevenção de infecções.

Mas, além disso, o alecrim também tem como propriedade:

  • A vitamina C: responsável pela imunidade e rejuvenescimento da pele;
  • A vitamina K: importante para a coagulação sanguínea;
  • Os compostos fenólicos: responsáveis por atividades biológicas, com papel antioxidante e anti-inflamatório.

Benefícios da Aromaterapia com óleo essencial de alecrim

A Aromaterapia com óleo essencial de alecrim pode trazer diversos benefícios, como:

  • Aumento do foco;
  • Promoção do cuidado com a pele;
  • Melhora na circulação sanguínea;
  • Tratamento de infecções. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

Aumento do foco

Em relação ao foco, o óleo essencial de alecrim auxilia na estimulação do cérebro, melhorando a memória e gerando maior clareza mental. 

Além disso, usar o óleo essencial de alecrim para estudar ou trabalhar é uma ótima opção, já que ele pode ajudar você a ter mais concentração.

Cuidado com a pele

O uso do óleo essencial de alecrim também traz benefícios para a pele, prevenindo rugas, manchas e estimulando a produção de colágeno.

Além disso, o aroma deste óleo essencial, ao agir nas terminações nervosas, pode liberar uma substância que auxilia na defesa da pele, a acetilcolina, e contribuir para o tratamento de feridas, queimaduras e acne.

Melhora na circulação sanguínea

A Aromaterapia com óleo essencial de alecrim também promove melhora na circulação sanguínea, ajudando a minimizar estrias e celulite.

Contudo, ele é contra-indicado para pessoas com hipertensão, podendo gerar um certo mal-estar.

Tratamento de infecções

Por fim, outro benefício do uso do óleo essencial de alecrim é o tratamento de infecções, já ele possui propriedades anti-inflamatórias e fortalece nosso sistema imunológico.

Assim, seu uso pode gerar alívio em infecções estomacais ou urinárias, por exemplo.

Dicas de como fazer Aromaterapia com óleo essencial de alecrim

Existem diversas maneiras de fazer a Aromaterapia com óleo essencial de alecrim

Porém, antes de utilizá-lo, o ideal é fazer um teste de toque, aplicando 1 ou 2 gotas na parte interna do antebraço para ver se você é sensível ao óleo ou não.

Algumas formas de fazer a Aromaterapia com o óleo essencial de alecrim são:

  • Com um difusor, velas ou até mesmo pingentes e colares difusores;
  • Junto com um sérum sem fragrância ou um creme neutro de sua preferência;
  • Através de massagens, banhos de banheira ou escalda pés.

Que tal experimentar os benefícios do óleo essencial de alecrim e obter mais concentração, foco, alívio de cãibras e melhora na circulação? Adquira o óleo essencial de alecrim na Aroma Help! Confira o produto clicando aqui.

O que você achou deste artigo? Compartilhe com seus amigos que também precisam conhecer os benefícios do óleo essencial de alecrim! Lembre-se: dica boa é dica compartilhada!

Por Perossi Conteúdo

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados