Óleos essenciais para dormir bem! - Blog Aromahelp

Óleos essenciais para dormir bem!

Sabia que graças a Aromaterapia, é possível encontrar os melhores óleos essenciais para dormir bem?  

Um dia inteiro de tarefas a cumprir, responsabilidades do trabalho, da casa e da esfera pessoal, muito desgaste e cansaço. É chegado, então, o momento de deitar na cama e ter uma boa noite de sono. Certo? 

Bom, pelo menos é o que deveria acontecer, mas a realidade é que, aproximadamente, 73 milhões de brasileiros sofrem na hora de dormir (fonte: link). 

Quem tem dificuldade contínua para dormir ou de manter o sono, costuma acorda cansado(a), com sensação de exaustão. Não consegue se concentrar, sente sonolência o dia todo e se irrita com frequência. Se for o seu caso, temos uma boa notícia. 

Os óleos essenciais entram nessa equação como uma mistura rica de componentes químicos que interagem com o corpo e a mente, estimulando ou inibindo a produção de substâncias responsáveis pelo sono. 

Afinal, eles podem ajudar a lidar com o estresse, com o desgaste cotidiano e em demais  situações que impactam na hora de dormir, como as preocupações excessivas, ansiedade e tensão excessiva. 

Se você sente que está precisando de uma ajuda para uma boa noite de sono,  no post de hoje você irá conhecer o os seus mais novos amigos para alcançar tal objetivo! 

Confira a seguir, quais os melhores óleos essenciais para dormir.  

Quais os melhores óleos essenciais para dormir melhor?

Pensando em você, selecionamos quatro óleos essenciais poderosos para fazer as pazes com a hora de dormir. Eles proporcionam uma boa noite de sono, melhorando o humor e a disposição, e, por consequência, fortalecendo seu sistema imunológico. Vamos lá?

BERGAMOTA

Árvore originária do sudoeste da Ásia, possui aroma fresco, cítrico, levemente picante e floral. 

Suas propriedades psicoemocionais aliviam o estresse e estados nervosos, induzindo o relaxamento. 

Além disso, sua qualidade está em tranquilizar a mente e combater a inquietude, agitação e insônia, contribuindo para um sono reparador.

Atenção:  

  • O óleo essencial de bergamota causa fotossensibilidade, por isso, ao usá-lo, deve-se evitar exposição solar por até 6h.
  • Não utilize o óleo essencial puro na pele, sempre o dilua em óleo vegetal e evite o uso se estiver grávida ou for lactante.

Forma de uso: 

Sinergia de 1 gota de óleo essencial de bergamota e 1 gota de óleo essencial de manjerona no difusor pessoal.

LAVANDA FRANCESA

Planta nativa do mediterrâneo, possui aroma floral, limpo e fresco. O óleo essencial de lavanda é frequentemente utilizado para quadros depressivos e de ansiedade, é relaxante muscular para alívio das tensões provocadas pela agitação cotidiana. 

Estudos científicos comprovam sua eficácia como ansiolítico e seu papel em reduzir o cortisol, o hormônio do estresse. 

Forma de uso

  • 1 gota do óleo essencial de lavanda no travesseiro ao deitar para dormir;
  • 10 gotas do óleo no difusor de ambiente com água;
  • ou esfregar 2 gotas do óleo nos punhos (faça sempre o teste no antebraço, aplicando o óleo e esperando 20 min para ver se ocorre reação alérgica).

O óleo essencial de lavanda não é recomendado para grávidas, principalmente no primeiro trimestre de gravidez.

OLÍBANO

Uma árvore pequena, nativa do mediterrâneo, conhecida também como Frankincense. 

Possui aroma resinoso, canforado e levemente cítrico. Suas notas aromáticas trazem relaxamento, aquecem o corpo e reduzem a ansiedade. 

O óleo essencial de olíbano é antidepressivo (principalmente para a depressão pós-parto), indicado para gestantes, adultos e idosos.

Forma de uso: sinergia de 1 gota de óleo essencial de olíbano e 1 gota de óleo essencial de laranja-doce. Acrescente água e utilize no aromatizador de ambiente. 

O óleo essencial de laranja-doce causa fotossensibilidade, por isso, ao usá-lo, deve-se evitar exposição solar por até 6h.

YLANG-YLANG

Originária das Filipinas, a flor das flores tem formato de estrela-do-mar. Este óleo possui aroma floral intenso, doce e balsâmico.

Seu efeito sedativo produz um sentimento profundo de relaxamento, diminuindo a irritabilidade, impaciência e palpitações. Por isso, é apontado por muitos especialistas como um dos melhores óleos essenciais para dormir.

Em uma camada mais profunda, o óleo essencial de ylang-ylang permite uma mudança de perspectiva e investigação da origem dos medos que podem estar causando a insônia.

Forma de uso

  • uma boa mistura é o óleo essencial de ylang-ylang, de sândalo e cedro atlas, cada um com 1 gota para a sinergia completa; 
  • outra sinergia potente é o composto relax que une os óleos essenciais de ylang ylang, jasmim, lavanda, sândalo e tangerina.

Lembre-se de evitar ylang-ylang caso você tenha problemas com pressão baixa. Crianças pequenas, lactantes e grávidas não devem utilizar. Em excesso, pode causar irritação em peles sensíveis.

Outros cuidados para fazer as pazes com o sono

  • Evite o uso de eletrônicos antes de dormir, principalmente, na cama. A luz azul emitida por esses equipamentos estimulam nossa atenção e retardam a preparação natural e hormonal do corpo para dormir;
  • Nada de café, chá verde, chocolate, refrigerantes, nicotina e produtos alimentícios estimulantes à noite;
  • Consumir uma grande quantidade de comida pouco tempo antes de dormir é a receita para má ingestão e insônia.

Como vimos, não há apenas um óleo essencial para dormir, mas várias alternativas capazes de promover o mesmo benefício.

Para adquirir os óleos essenciais mencionados no post, você deve optar somente por uma loja confiável e segura, que disponibilize ao público, apenas produtos com procedência garantida e que sejam naturais, não sintéticos. 

É o caso da Aroma Help, que investe somente em produtos de marcas já reconhecidas no mercado.

E você, já utilizou alguns desses óleos essenciais para dormir? Conhece mais algum que não entrou no post? Deixe aqui seu comentário, você pode ajudar muitas outras pessoas a ter uma boa noite de sono. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados