5 óleos essenciais para estresse - Blog Aromahelp

5 óleos essenciais para estresse

O estresse é a resposta do nosso corpo que é originada através de uma reação hormonal decorrente de estímulos externos. Manter-se estressado por longos períodos de tempo pode acarretar problemas de saúde, como pressão alta, tensão muscular, dores de cabeça, tonturas, entre outros. Para te ajudar a sair deste dilema, hoje vamos falar sobre 5 óleos essenciais para estresse.

Sabemos que a aromaterapia é benéfica na redução de diversos sintomas físicos e mentais que podem ser causados pelo stress. Além disso, ela é compatível com todos os tipos de terapia, por isso pode agir como uma aliada a sua terapia, tratamento psicológico e até mesmo prática de atividades físicas, que também contribuem muito para a redução do stress.

Vale ressaltar que, no ano de 2018, a aromaterapia passou a fazer parte das terapias integrativas indicadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), como parte dos tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão.

Os 5 óleos essenciais para estresse

O estresse interfere diretamente na nossa qualidade de vida, afetando negativamente o nosso sono, tranquilidade, nível de energia, ânimo e até mesmo a respiração. Hoje focaremos em óleos essenciais que vão melhorar esses 5 aspectos, tornando o seu dia a dia mais leve e reduzindo os sintomas que estão atrapalhando a sua saúde física e mental.

1 – Óleo essencial para melhorar o sono

É durante o sono que o nosso corpo passa por processos de recuperação e regeneração. Principalmente se você pratica atividade física com foco em emagrecer ou ganhar massa muscular, é essencial que você tenha uma noite de descanso com qualidade. Nesse ponto, o óleo essencial de lavanda é o mais recomendado para quem deseja dormir bem, já que tem propriedades relaxantes, calmantes e redutoras da ansiedade. É um dos óleos mais versáteis que existe e, por isso, encabeça a nossa lista dos 5 óleos essenciais para estresse.

2 – Óleo essencial para se acalmar

Se você anda a flor da pele e não está conseguindo controlar seus impulsos, aposte no óleo essencial de camomila romana para te tranquilizar e trazer paz. Ele controla as oscilações de humor, o desanimo e o estresse de forma geral. Também tem ação eficaz no alívio dos sintomas da TPM, além de aliviar dores estomacais, que muitas vezes são provenientes do nervoso e da ansiedade. Além disso, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, que também pode estar abalado devido ao estresse.

3 – Óleo essencial para mais energia

Outro sintoma que o estresse pode causar é baixa energia e pouca disposição para desempenhar tarefas simples do dia a dia. Se esse é o seu caso, uma boa dica é utilizar o óleo essencial de hortelã pimenta. Suas propriedades estimulantes ajudam a clarear as ideias, aliviando o cansaço mental e físico. Também alivia dores de cabeça, enxaqueca, dores musculares e articulares, proporcionando bem-estar e te tornando mais apto a encarar os problemas de forma leve. Por isso, ele merece estar nessa seleção dos 5 óleos essenciais para estresse.

4 – Óleo essencial para depressão

Muitos casos de depressão também decorrem do estresse. Além de ajuda profissional, você também pode utilizar algum óleo essencial, já que a aromaterapia é compatível com todas as formas de terapia. O óleo essencial de gerânio é um dos mais indicados nesses casos, pois auxilia na estabilização hormonal, tem ação antiestresse e também age na amenização dos sintomas como angústia, medo, agitação e nervosismo. De quebra ainda tem ação diurética que reduz inchaços e celulite.

5 – Óleo essencial para facilitar a respiração

Para se acalmar em qualquer situação, respirar fundo é essencial! A respiração nos ajuda a reencontrar o nosso centro, para que, dessa forma, seja possível reavaliar a situação sem deixar que o emocional ultrapasse o racional. O óleo recomendado para te ajudar nisso é o óleo essencial de melaleuca, ou tee tree, que traz diversos benefícios para nosso sistema respiratório. Ele fortalece o sistema imunológico, é antibactericida, anti-inflamatório, antifúngico e antisséptico. Além disso, previne gripes, resfriados e coriza, além de ser benéfico para quem tem rinite ou outros tipos de alergia. Por tantos benefícios, ele faz parte da nossa indicação dos 5 óleos essenciais para estresse.

Onde comprar 5 óleos essenciais para estresse?

Na Aroma Help você encontra os 5 óleos essenciais para estresse, além de uma infinidade de outros óleos com utilidades e aplicações diversas. Acesse nossa loja virtual e usufrua de todos os benefícios que a aromaterapia pode te proporcionar!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados