Óleo essencial para ansiedade: descubra agora qual é o melhor - Blog Aromahelp

Óleo essencial para ansiedade: descubra agora qual é o melhor

Óleo essencial para ansiedade: você sabe qual é o melhor?  Antes de mais nada, vale a pena pensarmos em algumas situações  que podem trazer à tona, um sentimento de aflição e inquietação. Por exemplo: 

  • Aquela entrevista de emprego;
  • Uma apresentação na faculdade;
  • O pedido de casamento;
  • O resultado de uma prova;
  • A data de uma viagem tão esperada, etc. 

Na verdade, são várias situações do dia a dia que geram medo, dúvida, expectativa e o velho friozinho na barriga. 

Isso é ansiedade, é natural se sentir assim e está tudo bem. Mas, e se essa ansiedade começa a trazer sofrimento, medo excessivo e tensões exageradas e prolongadas, o que fazer? 

É possível lidar com a ansiedade de uma forma eficaz, segura e natural? 

A resposta é simples: sim e os óleos essenciais para ansiedade podem nos ajudar nessa caminhada. Vamos conversar um pouco sobre isso?

Os sintomas da ansiedade

A ansiedade pode atingir todas as idades, homens e mulheres, sendo que elas costumam ser um pouco mais vulneráveis do que eles.

Questões genéticas, bem como histórico familiar e alguns fatores ambientais, estão dentre as principais causas da ansiedade

Apesar de não ser a mesma causa para todas as pessoas, os sintomas, no geral são: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. 

Existem outras queixas que podem estar relacionadas, como por exemplo: 

  • Sudorese excessiva;
  • Palpitações;
  • Falta de ar;
  • Dor de cabeça;
  • Tensão muscular;
  • Mudanças nos hábitos intestinais, entre outros. 

Ansiedade tem tratamento?

Muita gente vai deixando pra lá os cuidados com a saúde mental, mas ignorar o problema pode afetar ainda mais suas relações sociais, familiares e conjugais, até mesmo seu corpo, gerando ainda mais ansiedade. 

Em situações assim, você pode e deve sim procurar formas para lidar com a ansiedade e conquistar mais qualidade de vida. Os óleos essenciais Existem ferramentas que ajudam a sair desse estado de tensão e restaurar a capacidade de responder de modo criativo aos desafios. 

O poder dos aromas permite que você usufrua do óleo essencial para a cura em diversos níveis, promovendo cuidado integral do corpo e da mente. Os óleos podem ajudar a lidar com a ansiedade, com o estresse diário, a equilibrar as mudanças de humor, a relaxar e melhorar seu sono, por exemplo.
É importante dizer que em casos mais graves, é necessário orientação médica e tratamento, como o uso da psicoterapia, pois existem vários níveis de ansiedade. Há casos que podem ser controlados somente com terapias naturais, e outros em que o uso dos óleos essenciais é complementar.

Quais são os melhores óleo essencial para ansiedade?

Cada óleo essencial promove seus próprios benefícios em potencial e a combinação deles tem efeito ainda mais poderoso. Abaixo, recomendamos alguns dos melhores óleos essenciais para ansiedade. São os mais conhecidos na redução dos sintomas: 

  • Bergamota:  dos mais famosos óleos cítricos, promove ação antidepressiva. Sendo assim, atua no sentido de minimizar sentimentos de desmotivação e tristeza. Para a busca de um maior estado de relaxamento, recomenda-se a sinergia de óleo essencial de bergamota e do óleo essencial de lavanda.
  • Cedro atlas: provoca sensações de conforto e abrigo, ajuda a trabalhar as emoções negativas, promovendo equilíbrio e relaxamento. O óleo essencial de cedro atlas alivia os sentimentos de melancolia, preocupação e medo. Bom para aumentar o foco mental e a autoconfiança. 
  • Gerânio: calmante, ajuda a manter o foco, oferecendo conforto e diminuindo a ansiedade. Seu aroma representa carinho, envolvimento e afetividade, ajudando a enfrentar com leveza os momentos difíceis de perda, luto e tristeza. Uma opção de sinergia é a mistura do óleo essencial de gerânio e do óleo essencial de lavanda.
  • Lavanda francesa: um dos óleos essenciais mais utilizados no mundo e o principal no combate ao estresse. O óleo essencial de lavanda possui efeito sedativo, acalma e tranquiliza imediatamente. É excelente contra insônia, variação de humor e tensão nervosa provocada por estresse e agitação do dia a dia. 
  • Laranja-doce: promove equilíbrio e segurança. Possui propriedade antidepressiva, tira o cansaço, minimiza momentos de ansiedade e compulsão e age sobre o esgotamento mental. Em massagens e banhos, o óleo essencial de laranja-doce atua como equilibrante, relaxando.
  • Manjerona: atua no combate ao cansaço mental, a ataques emocionais e casos de depressão ansiosa e agitada. Este óleo essencial oferece relaxamento profundo, logo, é muito utilizado em casos de distúrbios do sono, além de diminuir o stress e controlar a irritabilidade. Traz alívio em situações de angústia, ajudando a dissolver os pensamentos obsessivos e repetitivos.
  • Olíbano: é ansiolítico e antidepressivo. Limpa a mente de pensamentos obsessivos, tem efeito calmante na mente e nas emoções, além de aliviar a tensão e deixar a respiração mais relaxada e profunda. O óleo essencial de olíbano é ótimo para a prática de meditação.
  • Palmarosa: deixa o ambiente mais calmo e reconfortante, trabalha a apatia e ansiedade ajudando você se sentir mais otimista sobre sua vida presente. Quando usado em difusores, o óleo essencial de palmarosa ocasiona uma ação relaxante. Além disso, pode ser misturado  com o  óleo essencial de laranja-doce. Dessa forma, traz bem-estar e equilíbrio. 

Como usar os óleos essenciais?

Os óleos essenciais e as sinergias para ansiedade podem ser utilizados de diversas maneiras, tanto no difusor pessoal como em massagens corporais. 

Se for utilizar apenas um óleo, pingue 2 gotas no algodão e coloque dentro do seu difusor pessoal. No caso de sinergias, pingue 1 gota de cada óleo.  Para massagens, dilua o óleo essencial da sua escolha em óleo vegetal (óleo de coco, óleo de jojoba ou óleo de semente de uva).

É importante dizer que os óleos cítricos como laranja-doce e bergamota são fotossensíveis e podem manchar a pele, por isso, não se exponha ao sol por até 6h após o uso. Além disso, óleos essenciais com propriedades sedativas (lavanda e manjerona) devem ser evitados por quem tem pressão baixa e quem for dirigir imediatamente.

Esperamos que essas dicas valiosas da Aroma Help ajudem você. E se esse post lembrou aquele amigo ou pessoa próxima que sofre de ansiedade, compartilha esse conteúdo com ela. 

A ideia é que a cada dia, mais pessoas se beneficiem dos efeitos terapêuticos dos óleos essenciais para lidar com a ansiedade. 

Lembre-se que a Aroma Help é referência em óleos essenciais, com os melhores produtos para a Aromaterapia, e que você pode comprar tudo online e receber em casa, no conforto de seu lar. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

Óleo Vegetal de Açaí

Benefícios para a manutenção do equilíbrio da pele e dos cabelos é tudo de bom, né?! Então você precisa conhecer o Óleo Vegetal de Açaí!

Aromaterapia para adolescentes

As terapias alternativas fazem bem à saúde independentemente da idade, por isso hoje vamos falar um pouco sobre a aromaterapia para adolescentes.  A Aromaterapia é

Óleo essencial de Olíbano

O óleo essencial de olíbano, também chamado de óleo essencial de incenso, é extraído da resina de árvores do gênero Boswellia. O uso deste óleo remonta a