Óleo essencial de citronela - Blog Aromahelp

Óleo essencial de citronela

O óleo essencial de citronela tem sido usado durante séculos na China, Indonésia e Sri Lanka para ajudar a diminuir erupções cutâneas, inflamações, infecções, dor e outras condições de saúde. Na atualidade, no que diz respeito à comercialização deste óleo, Indonésia e China lideram o ranking. O óleo essencial de citronela também é produzido por países da África e da América do Sul, embora eles comercializem menor quantidade.

A citronela é conhecida por vários nomes, como capim-citronela, cidró-do-paraguai, citronela-de-ceilão e citronela-de-java.

O óleo essencial de citronela é um dos mais fáceis de ser extraído. Basta esmagar o caule da planta para obter óleo suficiente para aplicar na pele. Porém, tratando-se da extração por meio do processo de destilação a vapor, há maior preservação dos componentes nutricionais e fitoquímicos, gerando um óleo poderosamente medicinal para tratar uma ampla variedade de doenças.

Benefícios e propriedades do óleo essencial de citronela

– É antidepressivo e estimulante.

– Ajuda no relaxamento.

– Repelente natural de insetos.

– Combate os danos provocados pelo excesso de radicais livres.

– Alivia dores musculares.

– Afasta germes.

– Combate bactérias e fungos.

– Ameniza dores de cabeça, enxaqueca e nevralgia.

– Ajuda a livrar cães e gatos de pulgas.

– Reduz inflamações e erupções cutâneas.

– É útil no estágio final de doenças, ajudando a restabelecer a tonicidade, o humor e o equilíbrio.

– Combate infecções respiratórias.

– Refresca pés suados e cansados.

– Auxilia na saúde digestiva / intestinal

– Ajuda a controlar o comportamento dos animais de estimação.

óleo-essencial-de-citronela

Curiosidade

O óleo essencial de citronela de qualidade superior tem um aroma mais adocicado, que lembra doces e balas. Já o de qualidade inferior, tem um aroma que lembra desinfetantes.

Dicas de como usar

  • Banho de banheira: adicione de 5 a 10 gotas em uma banheira cheia de água morna e aproveite os benefícios de purificação que este óleo proporciona.
  • Escalda pés: diluindo 6 gotas de óleo essencial de citronela em 4 litros de água quente (no inverno) ou água fresca (no verão) se faz um ótimo escalda pés, para pessoas que trabalhem muito tempo em pé.
  • Aromatizador de ambientes: coloque algumas gotas em um difusor elétrico para ajudar a deixar os locais com um clima mais aconchegante, relaxante e refrescante, além de afastar insetos.
  • Massagem corporal: adicione 2 a 3 gotas de óleo essencial de citronela para cada colher de sopa de base vegetal, que pode ser óleo de girassol, semente de uva, amêndoas, entre outros, e massageie o corpo. 

E na Aroma Help você encontra o óleo essencial de citronela da Via Aroma. Acesse o nosso site, adquira logo o seu e usufrua de todos os benefícios que este óleo pode lhe proporcionar!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados