O que são hidrolatos? - Blog Aromahelp

O que são hidrolatos?

Um líquido muito similar à água, com um suave odor de compostos essenciais e chamado de hidrolato é uma das mais novas modas no meio cosmético. Com isso uma pergunta muito recorrente vem à tona: O que são hidrolatos? E é isso que iremos responder aqui hoje.

O que são hidrolatos? Como são produzidos?

A extração de óleos essenciais quase 99% das vezes é feita por meio da destilação por arraste. Isto é, o produto em sua forma natural e vegetal é exposto ao vapor, que invade as fibras da biomassa e arrasta consigo o óleo contido na planta. Porém outros compostos aromáticos e bioativos também voláteis são extraídos juntos e deste modo se forma o hidrolato

Essa mistura de compostos atravessa o condensador onde são resfriados e transformados em líquidos. A próxima etapa consiste em retirar o óleo desse liquido, com ele retirado o que permanece é o hidrolato. O hidrolato é basicamente um composto repleto de bioativos que tem um gigante leque de funções e benefícios.

o-que-são-hidrolatos

O que são hidrolatos? Para o que servem?

Sendo extraído diretamente da planta o hidrolato contém muitos nutrientes. Devido à isso tem propriedades tônicas, hidratantes, refrescantes entre outras.

Mas na verdade como os óleos essenciais cada hidrolato tem uma característica própria, e isso depende de qual planta ele foi extraído. Hoje falarei dos dois mais famosos, o hidrolato de lavanda e o hidrolato de gerânio.

Hidrolato de lavanda

A lavanda em sua forma de óleo confere diversos benefícios, entre eles a diminuição do estresse, melhora do humor e relaxamento corporal.

Como hidrolato, a lavanda confere um relaxamento moderado, porém regula oleosidade e hidratação da pele. Além disso, seu odor é ótimo e apreciado no mundo todo, então após seu uso você pode chegar perto de outras pessoas sem medo.

Hidrolato de gerânio

O gerânio tem um aroma floral parecido com o da rosa, porém mais objetivo como o da tangerina ou bergamota.

Pode ser usado para equilibrar o sebo e mante sua pele macia. Possui propriedades antibacterianas, sendo possível usar em ambientes fechados para manter o local agradável e longe de agentes infecciosos.

Existem diversos outros hidrolatos, como o de alecrim que é muito famoso, você pode encontrar todos eles na Aroma Help, escolha quais mais te agradam e adicione ao seu carrinho, você não irá se arrepender.

Onde comprar hidrolato?

Você encontra a maior diversidade de hidrolatos no site da Aroma Help e recebe aí, no conforto da sua casa!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados