Como tratar cólica menstrual com aromaterapia - Blog Aromahelp

Como tratar cólica menstrual com aromaterapia

Oito em cada dez mulheres no mundo apresentam dores no período menstrual, com intensidades variadas. A dismenorréia, como é conhecida a cólica menstrual, é um dos problemas mais recorrentes entre as mulheres, e pode começar desde a adolescência.

Essa dor é caracterizada por desconfortos intensos durante o período menstrual, podendo preceder a menstruação em 1 a 3 dias, ou ocorrer durante o período todo.

Além da dor, esse período traz irritabilidade devido aos constantes desconfortos. Geralmente a solução alopática encontrada é a prescrição de anticoncepcionais, que ao longo dos anos trazem vários efeitos colaterais.

Hoje vamos falar sobre óleos essenciais que ajudam a melhorar a cólica menstrual e os sintomas da TPM. Então se você sofre com bastante desconforto, dor, ou algum outro sintoma que estraga o seu mês, a sua rotina, o seus relacionamentos e o seu dia a dia, não perde nossas dicas.

Em uma pesquisa, disponível no site da National Library of Medicine, mostrou o alívio das dores menstruais através de massagens com óleos essenciais. Os óleos essenciais utilizados nesse estudo foram os de lavanda, sálvia e manjerona.

Os óleos foram misturados em uma proporção de 2:1:1. Depois esses óleos foram diluídos a 3% em um creme neutro. Cada participante recebeu um potinho com a mistura.

A aplicação começou após o final de um ciclo menstrual e durou até o início do próximo ciclo. Em cada aplicação, 1g era aplicado no baixo ventre.

Nos resultados foi percebido que a duração e a intensidade da dor diminuíram.

Outra sinergia indicada é composta por sálvia esclareia, lavanda, bergamota, camomila romana, cedro, ylang ylang, gerânio e palmarosa.

Essa sinergia irá atuar no equilíbrio hormonal, aliviando as cólicas e normalizando o fluxo menstrual. O ideal é usar uma diluição a 10% e aplicar na região pélvica durante um mês.

Na primeira semana já será possível notar grande melhora nas dores das cólicas. A sinergia também poderá ser inalada quando você estiver se sentindo irritada. Em questão de minutos, já estará mais calma e tranquila, devido à sinergia conter óleos sedativos e relaxantes. O uso aromático irá atuar no emocional, trazendo calma e alívio no estresse. O uso tópico, através da massagem, age diretamente no sistema reprodutor.

Para o uso tópico, após um mês de uso, no segundo mês continue usando intercalado, dias sim dias não. No terceiro mês use apenas na semana da menstruação.

O blend aromático podia ser usado todos os dias em que se sentir irritada, sem restrições.

Cólica menstrual e Tristeza durante o período

Algumas mulheres apresentam muita tristeza. Nesses casos, alguns óleos são interessantes para tratamento por inalação. O óleo essencial de grapefruit é muito bom para energizar e trazer alegria, além de tirar você dessas oscilações de humor. Ele também ajuda a diminuir a retenção de líquido e já é comprovado que ele traz alegria e entusiasmo.

Outro óleo que cumpre a mesma função é o de laranja doce.

E quem sente irritabilidade?

Já para quem sente mais raiva, quem fica com o “pavio curto”, precisa de um óleo que dome essa emoção, algum que NÃO te faça agir por impulso ou por irritabilidade.

Para essa situação, o melhor é o óleo essencial de gerânio. Esse óleo tem de 30 a 35% de citronelol em sua composição, que tem a capacidade de reduzir a nossa impulsividade, ansiedade e agitação. E o mais interessante é que ele vai trabalhar a causa do problema, ou seja, o desequilíbrio que está gerando aquele sintoma.

Através da aromaterapia, é possível tratar os desconfortos do período menstrual com muita rapidez. Além disso, é possível se livrar dos medicamentos que trazem tantos efeitos negativos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados