AROMATERAPIA PARA CRIANÇAS
A utilização dos óleos essenciais com finalidade terapêutica, através da Aromaterapia, tem ampla abrangência. Um exemplo é a Aromaterapia para crianças e bebês.
Sabe aquelas clássicas cólicas, tão comuns na mais tenra idade? Pois bem, tem sido cada vez mais comum o uso de óleos essenciais para atenuar os sintomas nos pequenos.
No quarto das crianças, a Aromaterapia também demonstra ser bem-sucedida. Muitos pais e mães adotam a prática, com o intuito de promover uma melhor noite de sono para os bebês.
Vamos conhecer mais de perto a atuação da Aromaterapia para crianças? Basta nos acompanhar no post de hoje, que está cheio de dicas e informações relevantes. Confira!
Aromaterapia para bebês exige cautela
Antes de falarmos efetivamente sobre dicas e maneiras de se utilizar a Aromaterapia para crianças, em especial para bebês, tenha em mente que é preciso ter cautela.
Tal cuidado está relacionado aos seguintes fatores:
- Nos bebês, tanto as defesas imunológicas contra doenças respiratórias, quanto em relação as alergias, estão ainda se desenvolvendo;
- Antes dos 6 anos de idade, olfato e pele das crianças, via de regra, costumam ser muito mais sensíveis.
Portanto, para não correr algum tipo de risco, antes de adotar o uso de óleos essenciais e da Aromaterapia para crianças, busque a orientação de um profissional da área, como por exemplo, um (a) naturólogo (a) ou aromaterapeuta.
Dicas de Aromaterapia para bebês e crianças
De acordo com alguns sintomas, é possível adotar o uso de determinada prática de aromaterapia, provocando o bem-estar nas crianças.
Para ajudar o bebê a ter uma boa noite de sono:
Aplique no aromatizador, duas gotas de óleo essencial de tangerina e mais duas gotas de óleo essencial de lemongrass. Dilua na água. Também é possível lançar mão da mistura entre três gotas de óleo essencial de bergamota e três gotas de óleo essencial de lavanda.
Para ajudar na amamentação:
Se a mãe estiver com dificuldades na produção de leite materno, uma alternativa é utilizar o aromatizador, colocando nele uma gota de óleo essencial de lemongrass ou ainda uma gota de óleo essencial de erva doce, a cada dia.
Massagem é ótima para os pequenos
Da técnica indiana denominada shantala, até outras mais comuns, a massagem é uma ótima aliada para contribuir com o bem-estar dos pequeninos.
Quando a criança está com cólicas, por exemplo, a massagem feita com óleos essenciais contribuir efetivamente para a melhora.
Uma das técnicas previstas pelos especialistas, é a de esfregar o óleo diluído em água, na barriga do bebê. Sempre fazendo movimentos no sentido horário, ajudando ele a evacuar, no caso de intestino preso.
Mas, ATENÇÃO: A medicina convencional não deve ser substituída pela Aromaterapia.
Consulte sempre algum especialista da área, para saber qual óleo essencial é o mais indicado e se há alguma contraindicação, ok?