Aromaterapia: o portal da sensação de bem-estar - Blog Aromahelp

Aromaterapia: o portal da sensação de bem-estar

Se eu te falasse que um cheiro de uma planta pode te ajudar a relaxar depois de uma semana tensa, você acreditaria? 

Eis a Aromaterapia!

Prática medicinal alternativa, que utiliza as fragrâncias das plantas como forma de tratamento e cura, a aromaterapia vem ganhando cada vez mais adeptos. Os óleos essenciais, quando inalados ou aplicados à pele, possuem atuação positiva sobre diferentes problemas de saúde, por vezes, sendo mais eficazes que medicamentos fármacos.

A explicação química para a sensação que sentimos ao inalar os óleos essenciais está associada diretamente a reações que acontecem em nosso cérebro. Glândulas do sistema endócrino são ativadas e são responsáveis pela produção de hormônios como a adrenalina e a endorfina, gerando um equilíbrio fisiológico e emocional.

 A Aromaterapia pode ser utilizada em situações como: ansiedade, insônia, alívio do estresse, diminuição de irritação, tratamento de queimaduras e até para a saúde dos cabelos e da pele. 

Como funcionam os óleos essenciais na Aromaterapia?

Os óleos essenciais são extratos altamente concentrados, que são retirados de partes específicas das plantas, como sementes, raízes, folhas, madeiras, flores e frutos. Contidos nas diferentes partes dos vegetais, são produzidos pelas plantas para sua própria autodefesa, tendo a função, por exemplo, de repelir insetos e protegê-las contra bactérias 

Em nossos organismos seus componentes químicos atuam produzindo efeitos psicológicos e físicos. Os óleos essenciais carregam a “essência” da planta e é por isso que alguns possuem um perfume tão intenso.

Na  HYPERLINK “https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/12390-aromaterapia-ajuda-a-reduzir-sintomas-do-estresse” aromaterapia, cada óleo essencial tem as suas indicações porque possuem efeitos diferentes. Veja abaixo como alguns óleos podem ser usados para a sensação de bem-estar:

Disposição e Bom Humor: óleo essencial de café faz com que as pessoas se sintam mais energizadas, enquanto o óleo de alecrim alivia o cansaço e estimula o cérebro.

Estresse e Ansiedade: camomila, lavanda, jasmim e rosas. Muito utilizados na aromaterapia, estes óleos possuem aromas relaxantes que funcionam como calmantes naturais e reduzem a ansiedade.

Raiva: o óleo de ylang ylang ajuda a inibir a raiva e a afugentar sentimentos de frustração. Possui efeito relaxante sobre o sistema nervoso e é usado no tratamento de pressão alta. Ele também tem um aroma agradável que pode despertar emoções zelosas e animadoras que têm um efeito atraente na sua saúde mental. 

Depressão: o aroma de laranja desperta a alegria da criança interior. Pessoas que perderam o encanto pela vida e que estão com dificuldade de sonhar, podem melhorar com óleo essencial de laranja, que também ajuda a reduzir a ansiedade, sentimentos de tristeza e apatia. 

Mente: o óleo essencial de olíbano desacelera a respiração, produzindo sensação de calma. Tende a proporcionar um efeito animador e relaxante na mente. É um sedativo natural muito eficaz que induz um sentimento de paz mental, relaxamento e satisfação. E também ajuda a aliviar a ansiedade, raiva, estresse e estados obsessivos relacionados ao passado.

E nós somos a Aroma Help, a loja mais completa de Aromaterapia da internet! 

https://aromahelp.com.br/loja/aromaterapia/oleos-essenciais/oleos-essenciais-puros/oleo-essencial-lavanda-10ml-aroma-help/” Clique aqui na nossa loja virtual e conheça todos os produtos que podem te ajudar a ter um estilo de vida mais saudável e menos dependente de medicamentos convencionais!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados