Aromaterapia funciona? - Blog Aromahelp

Aromaterapia funciona?

Aromaterapia funciona? Com certeza, você já se fez essa pergunta em algum momento.

Seja você uma iniciante na terapia dos aromas obtidos pelos óleos essenciais, seja você uma entusiasta do assunto e até mesmo adepta experiente, essa pergunta sempre surge em algum momento.

Fato é que o tema é muito rico e abrangente, e que a cada dia, novos indicativos surgem, reatando e concluindo a eficácia da Aromaterapia, em pesquisas relacionadas aos mais variados sintomas.

Se alguém te pergunta ou até mesmo você se questiona se a Aromaterapia funciona, saiba que a resposta você acompanha a seguir. Confira e tenha a resposta na ponta de sua língua! 

Óleos essenciais e Aromaterapia funcionam? Veja o que a ciência diz a respeito 

aromaterapia-funciona?

Como se sabe, a Aromaterapia tem sido usada como uma forma de medicina alternativa há séculos. Ela funciona por meio tanto da inalação quanto da absorção dos óleos essenciais que atingem nosso cérebro por meio dos nervos olfativos. 

Sendo assim, o aroma destes óleos pode impactar desde a região da amígdala, até a parte do cérebro que processa as emoções. 

Se você já acompanha o blog da Aroma Help, provavelmente já leu por aqui que os óleos essenciais são extraídos das plantas com o objetivo de produzir uma fragrância capaz de promover às pessoas, um estado de bem-estar, certo?

Mas, o que diz a ciência?

Temos depoimentos infinitos de pessoas que há anos, usufruem dos benefícios dos óleos essenciais, e também, sempre lembramos e reforçamos que a Aromaterapia é uma terapia complementar. Ou seja, não dispensa o tratamento médico. Contudo, há estudos avançados sobre o tema e que merecem destaque científico.

Selecionamos alguns indicativos importantes relevados por determinados estudos sobre os efeitos dos óleos essenciais e o uso da Aromaterapia, veja: 

  • Óleos essenciais para obesidade 

Um estudo feito com o intuito de verificar os possíveis efeitos do óleo essencial de Citrus Aurantium Var. Amara no tratamento de sobrepeso e obesidade Grau I, realizado por Anna Carolina Faria e Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues sugere que adoção do mencionado óleo essencial ajudou na diminuição tanto do peso corporal, quanto do  Índice de Massa Corporal, perímetros de cintura, abdômen, quadril e braço. Além disso gerou maiores estímulos para urinar e evacuar, minimizou a ansiedade e apetite e ainda promoveu o aumento da autoestima e melhor relação com o corpo. 

De acordo com a conclusão obtida no estudo, o  óleo essencial de Laranja pode atuar como um forte aliado para tratar obesidade. 

Fonte: Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade

  • Aromaterapia funciona na redução de níveis de estresse e ansiedade

Outra pesquisa, esta feita por Cassandra Santantonio de Lyra, Larissa Sayuri Nakai  e  Amélia Pasqual Marques, buscou verificar a eficácia da Aromaterapia na diminuição de níveis de estresse e ansiedade em um grupo de alunos de graduação de cursos na área da saúde. Como resultados, concluiu-se que a Aromaterapia foi eficaz na diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, com a redução significante de 24% no nível de estresse, 11% nos níveis de ansiedade traço e 18% de estado no grupo tratado.

Fonte: Scielo 

  • A eficácia da aromaterapia para sintomas depressivos: uma revisão sistemática 

Em outro interessante estudo que encontramos, este dos Estados Unidos, conclui-se que de modo geral, a Aromaterapia funciona, mostrando pleno  potencial para ser utilizada como opção terapêutica eficaz para o alívio dos sintomas depressivos em uma ampla variedade de sujeitos. O estudo em inglês está disponível logo abaixo, no link.

Fonte: National Library Of Medicine 

Aromaterapia funciona no SUS

Desde 2018 a Aromaterapia faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) que estão na lista de tratamentos oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Na ocasião, em nota do Ministério da Saúde, vimos a seguinte declaração:

  “Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.” 

Como vimos, o uso dos óleos essenciais é cada vez mais difundido e estudo, e conforme as conclusões das pesquisas recorrentes, podemos dizer que sim, a Aromaterapia funciona e pode ser uma parceira ao longo de sua vida, na busca do bem-estar. 

Se você quer conhecer cada vez mais sobre Aromaterapia, confira a sessão do nosso site onde além de encontrar explicações importantes sobre o tema, você encontra óleos essenciais das melhores marcas do mercado! 

Não esqueça de compartilhar este post com seus amigos e com quem você sabe que vai se beneficiar do conteúdo, um simples gesto capaz de transformar vidas! 
Por Perossi Conteúdo

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

Óleo Vegetal de Açaí

Benefícios para a manutenção do equilíbrio da pele e dos cabelos é tudo de bom, né?! Então você precisa conhecer o Óleo Vegetal de Açaí!

Aromaterapia para adolescentes

As terapias alternativas fazem bem à saúde independentemente da idade, por isso hoje vamos falar um pouco sobre a aromaterapia para adolescentes.  A Aromaterapia é

Óleo essencial de Olíbano

O óleo essencial de olíbano, também chamado de óleo essencial de incenso, é extraído da resina de árvores do gênero Boswellia. O uso deste óleo remonta a