Descubra Como Aliar a Aromaterapia Com A Cromoterapia - Blog Aromahelp

Descubra Como Aliar a Aromaterapia Com A Cromoterapia

Afinal, é possível aliar terapias holísticas, como por exemplo, a Aromaterapia com a Cromoterapia

Antes de mais nada, sabemos que os problemas físicos e emocionais coexistem, o que torna a adoção  das terapias holísticas muito úteis para o tratamento.

Aliás, você sabe o que é uma terapia holística? 

A terapia holística é aquela que trata a pessoa desde a mente, passando pelo corpo e também pelo seu espírito. 

O intuito é o de ajudar as pessoas a atingirem uma sensação de bem-estar e uma vida mais saudável.

De forma resumida, essas terapias promovem ao indivíduo, o equilíbrio, que ele tanto necessita.

Aromaterapia com a Cromoterapia: tratamento holístico atua na raiz dos problemas 

Um médico ou terapeuta que pratica um tratamento holístico fará mais do que simplesmente prescrever medicamentos para uma doença. Eles examinarão mais profundamente os fatores que podem estar causando a doença.

Dentre as terapias holísticas, certamente as mais difundidas são a Aromaterapia e a Cromoterapia

Você que sempre acessa o blog da Aroma Help sabe que a terapia dos aromas por meio do uso dos óleos essenciais está a cada dia mais popular. Muita dessa popularidade e crescimento tem relação direta com os mais recentes resultados apresentados em estudos científicos que comprovam os benefícios da Aromaterapia.

Agora, o que você talvez não saiba, é que é possível otimizar os benefícios dessa terapia holística, agregando a Cromoterapia ao seu tratamento.

Quer entender melhor como é possível agregar essas duas vertentes holísticas? Então continue a leitura, com toda certeza você não se arrependerá! 

Cromoterapia como tratamento holístico

Antes de mais nada, vale dizer que a cromoterapia é uma forma de medicina alternativa que usa cores para curar problemas, tanto de origem física quanto emocional.

Determinadas  cores podem estimular o indivíduo, enquanto outras cores têm a capacidade de acalmar e suavizar. 

O uso dessas cores em uma sessão de terapia pode aliviar os sintomas e melhorar a saúde física ou emocional.

A cromoterapia é utilizada há muitos anos. A cor é considerada como uma das linguagens da alma e pode afetar as pessoas de várias maneiras, incluindo alguns fatores como:

  • Influenciar o humor e o pensamento;
  • Impactar nossos sentidos;
  • Expressar a personalidade;
  • Afetar nossa percepção, etc. 

Na Cromoterapia, os profissionais cromoterapeutas podem ajudar a combinar a cor certa, conforme o efeito desejado.

Como a aromaterapia é usada no tratamento holístico

Conhecida como a prática de usar essências puras e naturais extraídas de diferentes plantas para melhorar a saúde e humor, a Aromaterapia é presença marcante nas mais diversas civilizações e culturas. Isso nos remete desde aos primeiros dias dos faraós.

É uma forma de medicina alternativa que pode ajudar na cura sem medicamentos prescritos ou tratamentos médicos invasivos.

Ao usar a aromaterapia como parte de um plano de tratamento holístico, os diferentes componentes encontrados nos óleos essenciais são usados ​​para promover a cura. A aromaterapia vem ganhando popularidade devido ao aumento do suporte científico. 

Diversos estudos atuais indicam que o uso de óleos essenciais pode diminuir a ansiedade e melhorar o sono em algumas pessoas, dentre tantos outros benefícios.

Contudo, de que forma combinar então a Cromoterapia com a Aromaterapia? É o que veremos a seguir.

Combinando a Cromoterapia e Aromaterapia

Ao combinar Cromoterapia e Aromaterapia, os resultados podem ser ainda mais significativos. Aqui estão algumas sugestões de como usar cores e aromas para aumentar o bem-estar, traduzidas livremente dos sites em inglês ¹‘Orgânica Aromas’ e ²‘Color Meanings’:

  • Verde

Cor que representa a natureza e a terra. Tem um efeito calmante no corpo e na mente, ao mesmo tempo que estimula o crescimento e a energia. Pode trazer esperança e serenidade. O verde pode curar desequilíbrios hormonais e aumentar a imunidade.

Use com óleos essenciais que evocam sentimentos de paz ou harmonia, como bergamota , jasmim e limão.

  • Vermelho 

Vermelho é uma cor poderosa que estimula e energiza todos os sentidos mais do que qualquer outra cor. Ele influencia a sobrevivência física e a independência. Traz força e cura. O vermelho aumenta a energia, vence a fadiga e aumenta a libido.

Use com óleos essenciais que trazem equilíbrio e estão associados à paixão e energia. Como o ylang-ylang, patchouli e jasmim.

  • Laranja 

Cor quente e alegre, laranja é um tom que pode ser usado para libertar a mente e o corpo.

Estimula a criatividade e abre a mente para novas possibilidades. Além disso, pode aumentar a energia, estimular a digestão e intensificar a sensualidade.

Use com óleos essenciais que aumentam a alegria, como laranja doce, entre outros. 

  • Amarelo

Amarelo tem a capacidade de remover bloqueios e trazer maior clareza à  mente. Pode fortalecer os nervos e estimular a criatividade. Isso melhora o humor e alivia a depressão. O amarelo também alivia as dores musculares, melhora as condições intestinais e aumenta o desejo pela vida.

Use com óleos essenciais que limpam a mente, como limão, manjericão e erva-doce.

  • Azul

O azul é uma cor refrescante que pode acalmar emoções fortes, como raiva e agressão. É uma cor forte aliada contra a ansiedade e o estresse, com capacidade de promover paz. Ajuda a comunicar pensamentos, sentimentos e ideias. O azul pode reduzir a pressão arterial, aliviar dores de cabeça causadas por tensão e aliviar o sofrimento.

Agora que você já sabe como é possível unir essas duas terapias holísticas, não perca mais tempo: clique aqui e acesse o site da Aroma Help, a mais confiável loja da internet para você comprar óleos essenciais, difusores e muito mais, online! 

Referências: 

¹ Orgânica Aromas

² Color Meanings

Por Perossi Conteúdo 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados