Entendendo seu perfume: família olfativa – Parte 02
No primeiro artigo desta série falamos a respeito dos óleos essenciais, bem como sobre a família olfativa, esclarecendo melhor acerca de determinadas nomenclaturas de perfume. Falamos também sobre como se dá a transformação das essências em perfume e sobre as sensações das notas e sua duração na pele.
Hoje continuaremos avançando no assunto, colocando em pauta as famílias olfativas, vem com a gente!
Famílias olfativas
Em todos os perfumes, há ingredientes que se sobressaem perante os demais. Estes ingredientes são as notas, que neste contexto, dominam a composição dos perfumes. Esta é a característica primordial das famílias olfativas. As principais famílias olfativas, bem como seus elementos são:
-
Os cítricos
Os elementos cítricos compõem um dos mais importantes e famosos grupos de famílias olfativas. Os cítricos possuem a flexibilidade de comportar perfumes de todos os gêneros, tanto masculinos quanto femininos.
Como características principais, eles possuem fragrâncias refrescantes e suaves, e possuem menor durabilidade na pele. A principal indicação dos perfumes cítricos é para dias de calor intenso. Fazem parte desta família o limão, mandarina, bergamota, etc.
Algumas marcas famosas de perfumes cítricos são: Eau d’Hadrien /Annick Goutal, CK One/ Calvin Klein, Tommy Girl /Tommy Hilfiger.
-
Os herbais verdes
Muito calmantes e joviais, os perfumes pertencentes à família dos herbais verdes são oriundos de ervas e folhas, tem aspecto revigorante e em alguns casos, podem constar de notas marinhas em sua composição.
Perfumes de grife como Kenzo Amour Florale e Ralph Lauren em seu viés masculino, são bons exemplares de herbais verdes.
-
Os frutais
Como indica o nome, nesta família destaca-se a característica adocicada de algumas frutas, caso do pêssego, maçã, lichia, e muitas outras. É opção não apenas para o público feminino, cuja boa parcela opta pelos perfumes mais adocicados, mas também do masculino, que possui uma boa variedade de itens nesta categoria.
Perfumes como Wild Blackberry e Forbidden Affair são bem famosos neste estilo de família olfativa.
-
Os florais
Provavelmente a mais tradicional das famílias olfativas, os florais são produzidos à base de jasmim, gardênias, rosas, lírios, entre outras flores.
As mais clássicas fragrâncias perfumísticas se situam na família dos florais, com forte apelo ao público feminino e com a presença das fragrâncias mais clássicas. Exemplos de perfumes? Poppy Blossom e Lola.
-
Os orientais
Outra família olfativa de muito destaque e que agrada em cheio o público que se liga em perfumes adocicados é a família dos elementos orientais. Estes perfumes possuem notas quentes e mais aveludadas, compostas por essências e baunilha e âmbar, por exemplo. Seu uso está intimamente atrelado a aspectos sensuais, mas também dialogam com a elegância. Seu uso é muito comum no público feminino, que atualmente adere com sucesso títulos como Hipnotic Poison e Heat, por exemplo.
Na sequência deste artigo, abordaremos demais famílias olfativas, caso dos amadeirados, especiados, aquáticos, entre outros. Você não pode perder! Além disso, falaremos a respeito da concentração, onde você entenderá um pouco melhor sobre determinados termos, caso do Eau de Parfum, Eau de Toilette e demais alcunhas.
Está curiosa (o)? então acompanhe o blog, divulgue nossas postagens nas redes sociais e fique por dentro de todo o encantado mundo dos perfumes.