A princípio, você já parou para pensar sobre a possibilidade de usar óleos essenciais na culinária?
De antemão, pode até parecer algo um tanto estranho, sobretudo para os adeptos da Aromaterapia.
Afinal, o mais comum é o uso dos óleos essenciais na indústria de cosméticos e em terapias holísticas, como na Aromaterapia, por exemplo.
Seja em difusores, colares aromáticos, com finalidades terapêuticas, seja para lidar com dores, acalmar a mente, fazer massagens, etc.
O que você talvez ainda não saiba é que antes de mais nada, o uso dos óleos essenciais é algo muito antigo, que remete ao início da história da humanidade. E dentre as mais diferentes formas, eles foram e são usados também na alimentação.
Suas propriedades são capazes de trazer benefícios ao sistema digestivo, melhorando inclusive o funcionamento do metabolismo.
Mas, será que basta comprar qualquer óleo essencial e pingar na comida, tipo um molho de pimenta ou tempero?
Calma, não é bem assim. Quer descobrir como usar os óleos essenciais na gastronomia e culinária e usufruir dos benefícios? Então continue a leitura do nosso artigo de hoje agora mesmo, aqui no blog da Aroma Help.
Dicas de como usar óleos essenciais na culinária: certifique-se da pureza do produto
Acima de tudo, primeiramente você deve se ater a um detalhe especialmente importante: a pureza do óleo essencial. E isso vale para qualquer tipo de uso que você tenha com ele, seja na Aromaterapia, seja na gastronomia em geral.
Para ter certeza de que o óleo essencial adquirido é de boa procedência, e 100% puro, verifique na descrição e no rótulo, se ele tem o nome científico da planta, bem como o local de origem.
Analise o fabricante, procure o máximo de informações possíveis antes de comprar. Na Aroma Help, por exemplo, só trabalhamos com produtos certificados, de acordo com as mais rígidas normas e apenas com marcas de ótimo procedência.
Exatamente por isso a Aroma Help é uma empresa de altíssima credibilidade no mercado e com ótima reputação.
Tenha em mente que nem todos óleos são indicados para o consumo
Outra dica importante é saber que nem todos os óleos essenciais permitem o consumo.
Afinal, há alguns tipos que pela alta concentração, são impossíveis de se absorver.
Além disso, há outro ponto importante a considerar: não faça o uso diário dos óleos essenciais na culinária.
Algumas recomendações sobre o uso dos óleos essenciais na culinária
- Dilua antes óleo essencial no azeite, óleo de coco ou linhaça, caso contrário ele evaporará muito rápido;
- Não deixe que o óleo essencial ultrapasse seu ponto de fervura.
Benefícios e quais óleos usar
Conforme uma matéria do portal ¹Brasil de Fato:
“Para Sheila Waligora, Chef em Alimentação Viva e professora do IBRA (Instituto Brasileiro de Aromatologia), os óleos essenciais na culinária, especificamente, agregam um potencial maravilhoso pra alimentação e pra cura através da alimentação saudável”.
Sobre qual quantidade usar, recomenda-se apenas uma gota, afinal, já é o bastante para dar um toque diferenciado ao prato. Contudo, vale a pena lembrar que não são todos os óleos essenciais que podem ser usados na gastronomia.
Em relação aos óleos essenciais que você pode usar com parcimônia na culinária, o portal ²Cebola na Manteiga fez um artigo onde indica o uso de alguns, confira os principais:
- Alecrim pimenta (Lippia sidoides)
- Lavanda (Lavandula angustifolia)
- Laranja doce (Citrus sinensis)
- Orégano
- Gengibre (Zingiber officinalis)
- Pêssego folhas (Prunnus pérsica)
- Bétula branca (Betula alba)
- Capim cidreira, também conhecido como capim-limão (Cymbopogon citratus)
- Manjericão (Ocimum basilicum)
Agora que você viu quais os óleos essenciais mais indicados para a culinária, corre pra acessar o site da Aroma Help! Você compra online e recebe tudo em casa! Clique aqui.
Referências:
Por Perossi Conteúdo