Você sabia que a Aromaterapia pode ser uma grande aliada para potencializar suas vendas? Inclusive, estudos já mostraram um retorno de até 40% a mais na venda de produtos utilizando essa técnica. O nome dessa abordagem é Marketing Sensorial. Afinal, não se trata apenas do odor, mas sim da memória afetiva que o acompanha. O olfato e o cérebro estão conectados. Dessa forma, ao sentir aquele odor, o cliente se lembrará da sua marca.
Há fragrâncias que produzem diversas sensações, como tranquilidade, bom humor, foco, dentre outros. A decisão de compra pode ser influenciada pelos cheiros presentes no ambiente. Inconscientemente, o cliente pode até mesmo pegar mais produtos na prateleira e voltar mais vezes ao estabelecimento.
Pense, por exemplo, no desenho do Pica Pau. Você se lembra de que, toda vez que ele sentia determinado cheiro, saía flutuando atrás dele? Pois é, aqui a intenção é a mesma. Atrair o cliente pelo olfato, criando um ambiente acolhedor e propício para as compras.
Aromaterapia e experiência do cliente
Com o crescimento do mercado, as estratégias de marketing são aprimoradas e aplicadas em outras áreas. Agora, vender um produto ou serviço não se trata apenas de satisfazer as necessidades mais básicas dos clientes. Trata-se de melhorar a experiência do cliente em relação à marca, sendo possível levar à sua fidelização através dessas abordagens.
A intenção aqui é criar um ambiente acolhedor, onde o cliente se sinta bem e à vontade. Não é por acaso que diversas lojas, hotéis, restaurantes e outros locais têm buscado colocar músicas agradáveis no ambiente. Além da audição, o olfato também tem sua importância, dado que ele cria uma memória daquele momento. Isso aumenta o desejo de compra e a satisfação do cliente, além do fortalecimento da marca.
Isso já foi até mesmo comprovado pela ciência. Afinal, estudos demonstram que o uso de determinados óleos essenciais podem estar relacionados à diminuição da ansiedade e estresse. Além disso, eles são capazes de gerar uma sensação de bem-estar. Por isso, ao adentrar em um estabelecimento, o cliente pode se sentir em um ambiente agradável e ficar mais feliz. Isso leva-o a uma decisão de compra e cria boas memórias em relação à marca.
Dicas para implementar a Aromaterapia no ambiente de negócios
Para implementar a Aromaterapia, é necessário ter uma ideia clara de quem é seu público-alvo. Isso deve estar alinhado com as necessidades da sua marca. A partir disso, pode-se escolher fragrâncias exclusivas para seu negócio.
Assim, se o seu objetivo é criar um ambiente de tranquilidade e bem-estar, uma boa opção é utilizar o óleo essencial de lavanda. Porém, se você deseja uma sensação de alegria, motivação e ânimo, pode utilizar o óleo essencial de laranja doce. Inclusive, ele pode ser mesclado com outros tipos de óleo, pois seu cheiro pode ser intenso.
Já em relação à aplicação, o método mais utilizado é por meio do difusor. Para utilizá-lo, basta colocar 5 gotas da essência de sua preferência e 10 gotas de água. Esse valor é para uma extensão de 30 m². Para áreas maiores, você pode colocar mais gotas de óleo e água ou colocar mais difusores ao longo do estabelecimento.
Vale ressaltar que é necessário tomar alguns cuidados ao utilizar os óleos essenciais. O primeiro é escolher cheiros que sejam agradáveis para a maioria das pessoas. Também é importante não exagerar na fragrância, para que não fique enjoativo e incomode os clientes. O objetivo é buscar o fortalecimento da marca e criar um ambiente acolhedor, e não o oposto. Também, lembre-se de se informar se esse óleo pode ser inalado por todos os tipos de pessoas, em todas as idades.
Potencializar as vendas com a Aromaterapia no ambiente online
A Aromaterapia não se restringe ao ambiente de trabalho físico. Ela também pode estar presente nas vendas online. Para criar essa atmosfera também no ambiente online, existem algumas abordagens que podem ser utilizadas.
Desse modo, você pode usar descrições de produtos que falem desses benefícios aromáticos ou mesmo criar vídeos explicativos. Nesses vídeos, o tema pode ser abordado de maneira simples e de fácil entendimento. Também pode-se utilizar amostras aromáticas para os clientes.
Ainda, uma abordagem muito interessante para vendas online é a utilização de um tipo de fragrância em todas as embalagens. Afinal, sabe-se que uma compra promove sensação de bem-estar e libera diversos hormônios. Assim, o cliente irá associar bons sentimentos em relação aos seus produtos e criar uma memória olfativa. Isso contribuirá para o fortalecimento da marca e criará uma conexão entre o seu cliente e a empresa.
Por fim, agora que você já possui conhecimento sobre o Marketing Sensorial, que tal usar essas dicas para aprimorar e potencializar as vendas com a Aromaterapia e expandir seu negócio?
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REFERÊNCIAS:
LYRA, C. S. de; NAKAI, L. S.; MARQUES, A. P. Eficácia da aromaterapia na redução de níveis de estresse e ansiedade em alunos de graduação da área da saúde: estudo preliminar. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.17, n.1, p.13-7, jan/mar. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/fp/a/B6dQHXr4YVbvdvLzPXRf3jN/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 23 jun. 2023.
POLVANI, A. C. T. et al. Aromaterapia como ferramenta estratégica de marketing olfativo na relação empresa-clientes. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.6, p. 64659-64678, jun. 2021. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32138/pdf>. Acesso em 23 jun. 2023.