Óleos Vegetais: o Que São, Benefícios, Como Utilizar no Dia a Dia - Blog Aromahelp

Óleos Vegetais: o Que São, Benefícios, Como Utilizar no Dia a Dia

Óleos Vegetais

Você é do tipo de pessoa que preza por terapias naturais e alternativas? Então certamente você já está familiarizado (a) com os termos Aromaterapia, óleos  essenciais e também óleos vegetais, não é mesmo?

A terapia dos aromas visa promover o bem-estar nas pessoas e auxiliar no tratamento de uma série de malefícios. Para tanto, emprega-se o uso de determinados óleos essenciais, de acordo com os sintomas e problemas apresentados pela pessoa.

Contudo, há ainda outro forte aliado da Aromaterapia, com menos “fama” do que os óleos essenciais, porém, tão importante e necessário quanto: os óleos vegetais.

Que tal conferirmos a seguir, o que são esses óleos, como se beneficiar de seu uso e de que maneira utilizar em nosso cotidiano?

Saiba tudo a seguir!

Óleos Vegetais: o que são?

Chamamos de óleos vegetais, aqueles que são extraídos das plantas por meio de um processo de prensagem a frio, feito na parte mais gordurosa da planta.

É importante ao adquirir um produto denominado óleo vegetal, certificar-se de que a obtenção do óleo tenha ocorrido por meio deste processo, haja vista que é ele quem garante a boa procedência do produto.

Talvez você se pergunte: óleo essencial e óleo vegetal não é tudo igual? A resposta é não. Se o óleo essencial apresenta um aroma mais acentuado e intenso, em relação ao vegetal, por outro lado, o poder do óleo vegetal está centrado exatamente em sua riqueza de vitaminas.

Por ter propriedades emolientes, os óleos vegetais contribuem com a maior flexibilidade e nutrição da nossa pele, por exemplo.

Óleos Vegetais: benefícios

E se você acredita que os benefícios dos óleos vegetais se resumem à nossa pele, saiba que tem muitas outras vantagens em sua utilização.

Podemos destacar, por exemplo:

  • O fato dos óleos vegetais diminuírem drasticamente as possibilidades de surgirem irritações e alergias;
  • Atuarem na prevenção de lesões;
  • Exercerem ação bactericida;
  • Fornecerem ácidos graxos essenciais, aqueles que o nosso organismo não produz;
  • Reequilibrarem as funções renais e hepáticas do organismo, etc.

Veja alguns dos óleos vegetais mais comuns e seus respectivos benefícios:

  • Óleo vegetal de abacate : muito rico em lecitinas, fitoesteróis  e vitamina A e E. Previne envelhecimento precoce e pode ser usado no tratamento de dermatite, bem como inflamações na pele, acne, etc.
  • Óleo vegetal de amêndoas: pode prevenir rugas, combates estrias em gestantes, atuar na recuperação de fios de cabelos danificados, entre outros.
  • Óleo vegetal de semente de abóbora: rico em ácidos graxos e antioxidantes, ele pode atuar na prevenção de problemas de próstata e de doenças cardiovasculares, por exemplo.

Óleos Vegetais: como usar no dia a dia?

Há uma série de possibilidades de uso no dia a dia, quando o assunto é óleo vegetal.

O óleo de abacate, por exemplo, é bastante utilizado em massagens musculares.

Em linhas gerais, um dos principais usos dos óleos vegetais, e que o torna também um protagonista na Aromaterapia, é sua utilização como óleo transportador.

Também chamado de óleo base na Aromaterapia, o óleo vegetal ajuda na diluição dos óleos essenciais. Com isso, a aplicação da sinergia obtida entre óleo essencial e óleo vegetal, diretamente na pele em massagens, por exemplo, se torna mais segura.

Este mix de óleos traz ao indivíduo, sensações de relaxamento ,bem-estar e conforto.

Dúvidas? Nossa equipe está aqui preparada para lhe esclarecer. Fique ligado (a) nos próximos posts sobre o tema!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

Óleo Vegetal de Açaí

Benefícios para a manutenção do equilíbrio da pele e dos cabelos é tudo de bom, né?! Então você precisa conhecer o Óleo Vegetal de Açaí!

Aromaterapia para adolescentes

As terapias alternativas fazem bem à saúde independentemente da idade, por isso hoje vamos falar um pouco sobre a aromaterapia para adolescentes.  A Aromaterapia é

Óleo essencial de Olíbano

O óleo essencial de olíbano, também chamado de óleo essencial de incenso, é extraído da resina de árvores do gênero Boswellia. O uso deste óleo remonta a