Óleos essenciais para ansiedade: quais você deve usar durante a pandemia? - Blog Aromahelp

Óleos essenciais para ansiedade: quais você deve usar durante a pandemia?

Óleos essenciais para ansiedade

Óleos essenciais para ansiedade: quais você deve usar durante a pandemia?

Já parou para pensar na possibilidade de utilizar óleos essenciais para amenizar a ansiedade? Sabemos que a ansiedade é algo que afeta a saúde dos brasileiros, e a OMS já declarou que o Brasil é o país mais ansioso do mundo

Alguns momentos na vida são difíceis, né? chega a gerar um mal estar, tanto na mente quanto físico muitas vezes.

temas como a saúde mental e quadros de ansiedade costumam ser constantemente  debatidos por diversas instituições. Contudo,  agora o tema está ainda mais relevante, sobretudo  devido a pandemia do COVID-19. 

Reparou no quanto as pessoas ultimamente têm relatado o problemas como ansiedade. Você que me lê neste instante,  é uma delas?

Pois saiba que a Aromaterapia pode lhe ajudar no controle da ansiedade. Longe de achismos e suposições, temos estudos científicos que  indicam o quanto os óleos essenciais podem ser eficientes para lidar com a ansiedade.

Conforme um artigo publicado em Portugal (que você pode conferir mais aqui), encontramos algumas informações interessantes sobre a  Aromaterapia, como por exemplo:

  • A Aromaterapia e seus produtos existem há muito tempo, partindo da ideia de que o ser humano utilizou as plantas para extrair possíveis tratamentos para os mais diversos problemas de saúde;
  • A Aromaterapia faz parte das terapias alternativas e/ou complementares, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece como benéficas para o tratamento e prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida.

Mas, afinal, o que seria a aromaterapia?

De acordo com o site Ecycle, a Aromaterapia consiste em inalar o perfume dos óleos essenciais para você se sentir melhor. Estimulando os receptores do olfato, eles chegam até o sistema nervoso causando bem-estar.  Além disso, os sistemas químicos e energéticos do organismo também são beneficiados.

Com o COVID-19, muitas pessoas podem apresentar sintomas de ansiedade, procurando os óleos essenciais como uma terapia para colaborar na sua melhora.

Está com problemas para viver o presente? Confira agora alguns produtos que a aromaterapia oferece para amenizar a ansiedade!

Óleo essencial de Lavanda: amenizando os sintomas ansiosos

Um artigo do mundo da ciência mostra que há diferenças significativas entre massagens com ou sem a utilização de óleos essenciais como o de Lavanda para o tratamento da ansiedade.

A Lavanda é muito utilizada pela Aromaterapia, e também é conhecida por seu perfume bastante agradável. Ela acalma o sistema límbico, responsável por controlar as emoções.

Você deve estar se perguntando: e como devo usá-la? 

Simples: desfrute de um banho com gotas de óleo essencial de Lavanda, misturada com uma colher de chá de óleo transportador. Passe no corpo e siga com um banho quente. A sensação é maravilhosa!

Contudo, você deve saber que quando utilizados na pele, os óleos essenciais devem ser diluídos com outros produtos, como óleo de coco, óleo de gergelim ou óleo de amêndoas. Um lembrete importante: você jamais deve ingerir o óleo essencial, pois pode ser tóxico.

Óleo essencial de camomila como alternativa para a ansiedade

Esse mesmo artigo também ressalta o poder da Camomila. Conhecida por suas propriedades calmantes, a aromaterapia também a utiliza para tratar sofrimentos de saúde mental, como o caso da ansiedade.

O estudo mostra dados importantes à favor do seu uso, que pode ser utilizado na pele em combinação com o óleo carreador. Você pode fazer uma massagem com a uso dos óleos essenciais também.

Outra forma de utilizar os óleos essenciais é colocando algumas gotas em uma bacia com água morna e pôr os pés. A experiência é realmente agradável e relaxante!

Conheça outros óleos essenciais para a ansiedade

Outros óleos essenciais da aromaterapia também merecem citações. Saiba quais são:

  • Jasmim: acalmando sem causar sonolência, você pode aproveitá-lo por meio de um difusor;
  • Manjericão-doce: sem sedação pesada, ele alivia o stress segundo um estudo, portanto também sendo uma alternativa para a ansiedade;
  • Ylang-Ylang: de acordo com uma pesquisa, além do estresse e ansiedade, esse óleo essencial também é bom para diminuir os níveis da pressão arterial e frequência cardíaca.

Cuide da sua saúde, inclusive a saúde mental. Fique em casa e adote os cuidados necessários em tempos de pandemia. A Aroma Help está aqui pra lhe ajudar!

Deixe um comentário dizendo o que achou do post e hoje, e aproveite para compartilhar com os amigos!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados