Óleo vegetal de girassol - Blog Aromahelp

Óleo vegetal de girassol

O óleo vegetal de girassol possui grande concentração de ácidos graxos essenciais, especialmente ácido linoleico (ômega 6) e ácido oleico (ômega 9) e também é muito rico em vitamina E, que é um ótimo antioxidante. Além disso, possui propriedades hidratantes e emolientes.

O girassol é uma planta acumuladora de energia solar que em conjunto com seus componentes, torna-se um valioso alimento e também um excelente remédio. De suas sementes é extraído seu óleo vegetal utilizado no mundo todo. Como a semente de girassol é rica em ácidos graxos, isso possibilita a extração do óleo a partir de prensagem mecânica a frio, que consiste em, literalmente, prensar os grãos até o óleo ser extraído. Como esse processo não possui aquecimento, muito dos nutrientes e compostos das sementes não se degradam, mantendo-se presentes no óleo.

Benefícios do óleo vegetal de girassol na pele 

  • Prevenção do envelhecimento precoce: as propriedades antioxidantes ajudam a combater os radicais livres que causam o surgimento de rugas e linhas de expressão em peles jovens;
  • Regeneração da pele: auxilia na cicatrização de escaras de pessoas acamadas e na cicatrização de cortes operatórios e alivia queimaduras de primeiro e segundo graus;
  • Agente de hidratação: devido às suas propriedades emolientes, o óleo vegetal de girassol ajuda a pele a conservar a sua hidratação. Ele pode ser utilizado como uma barreira protetora contra o ressecamento;
  • Tratamento da acne: por ser muito leve e não gorduroso, este óleo é facilmente absorvido pela pele, sem entupir os poros. Suas vitaminas e ácidos graxos atuam como antioxidantes para regenerar as células e ajudam a combater a bactéria causadora da acne;
  • Proteção contra a radiação solar: além da vitamina E, o óleo vegetal de girassol é rico em betacaroteno, que deixa a pele menos sensível aos danos causados pelo sol. Essa vitamina também protege a pele contra as rugas.

Dicas de uso:

Dica 1: Aplique 10 gotinhas do óleo, espalhando em todo o rosto. Massageie com movimentos semicirculares, de baixo para cima, para ativar ainda mais a absorção de nutrientes. Deixe agir por no mínimo uma hora. Ou então, se preferir, aplique o óleo antes de dormir e deixe-o sobre a pele durante toda a noite.

Dica 2: No caso de feridas, irritações, bolhas e queimaduras leves, basta aplicar um pouco do óleo e massagear levemente a região afetada.

Dica 3: Para hidratação profunda da pele o óleo vegetal de girassol pode ser usado durante o banho. Depois de desligar o chuveiro, aplique o óleo na pele e deixe agir por 3 minutos. Após esse tempo ligue novamente o chuveiro, retire o excesso e aí é só se enxugar normalmente.

Benefícios do óleo vegetal de girassol nos cabelos 

  • Prevenção do afinamento e da queda: por ser rico em ácido alfalinolênico, o óleo ajuda a prevenir que o cabelo fique fino. Ele também é eficaz no tratamento da queda de cabelo;
  • Tratamento de alguns problemas capilares: devido à sua textura, o óleo vegetal de girassol ajuda a controlar o frizz, combate a desidratação e pode ser usado como um condicionador natural. Além disso, ele nutre o cabelo e previne a quebra dos fios.

Dica de uso:

Com os cabelos ainda secos, aplique o óleo vegetal de girassol na raiz e massageie o couro cabeludo, fazendo movimentos circulares. Com um pente, vá puxando o óleo para toda a extensão dos fios. Aplique uma pequena quantidade no comprimento e nas pontas, voltando a massagear mecha por mecha. Cubra os cabelos com uma touca e deixe agir por uma hora. Depois, lave os cabelos normalmente até tirar todo o excesso de óleo. Aplique o condicionador de sua preferência e enxágue normalmente. 

O procedimento pode ser feito uma ou duas vezes na semana. E fique despreocupada porque a fórmula não permite que fique cheiro forte nos fios após sua aplicação.

Onde comprar

Na Aroma Help você encontra o óleo vegetal de girassol de duas marcas conceituados no mercado: Phytoterápica e WNF!

Acesse nossa loja virtual, adquira agora mesmo e receba no conforto da sua casa!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados