AROMATERAPIA E O USO DE ÓLEOS ESSENCIAIS PARA ANSIEDADE - Blog Aromahelp

AROMATERAPIA E O USO DE ÓLEOS ESSENCIAIS PARA ANSIEDADE

AROMATERAPIA E O USO DE ÓLEOS ESSENCIAIS PARA ANSIEDADE

Talvez você não saiba, mas a Aromaterapia pode ser uma ferramenta extremamente eficaz para um grave problema de saúde pública. Problema aliás, que tem o Brasil ocupando a primeira posição na América Latina!

Se trata da ansiedade, que está relacionada de maneira muito próxima também a quadros de depressão e estresse.

Estudos recentes mencionados no Jornal da USP¹ (Universidade de São Paulo), mostram que só aqui, cerca de 5,8% dos habitantes são vítimas do estresse.

Especificamente em relação à ansiedade, o país lidera com 9,3% da população. Números significativos, não é mesmo?

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), entre os 870 milhões de pessoas que vivem na Europa, cerca de 100 milhões sofrem de ansiedade e depressão.

A terapia dos aromas com os óleos essenciais específicos para a ansiedade, pode contribuir bastante com o tratamento destes males, promovendo melhor qualidade de vida para as pessoas.

Veja como se beneficiar Aromaterapia, dados de pesquisas e quais os melhores óleos essenciais para cuidar de quadros de estresse e ansiedade, a seguir.

Algumas pesquisas sinalizam a eficácia da Aromaterapia no tratamento de ansiedade

Há pesquisas que confirmam o quanto a Aromaterapia e o uso de óleos essenciais para a ansiedade podem atuar cooperando com o alívio às dores e quadros de ansiedade.

No ano de 2014 foi publicado um estudo referente ao assinto na importante revista científica Biomedical Research International.

Naquela ocasião, verificou-se que um estudo que trabalhava com idosos acometidos de dores crônicas, submetidos à Aromaterapia, demonstrou avanços significativos.

Notou-se tanto a redução dos níveis de depressão, quanto em relação aos quadros de ansiedade e estresse, no grupo de idosos que participaram do programa que envolveu óleos essenciais e prática da Aromaterapia.

Outro estudo, denominado ²O efeito da aromaterapia na ansiedade em pacientes, de autoria de Farzaneh Barati ,Ahmad Nasiri , Negarin Akbari , e Gholamreza Sharifzadeh, indicou que há efeitos positivos em relação a inalação da Água de rosas sobre a ansiedade em pacientes em hemodiálise.

Principais óleos essenciais terapêuticos para a ansiedade

Selecionei algumas sugestões de óleos essenciais que atuam no tratamento da ansiedade. Sempre lembrando que:

  • A Aromaterapia não substitui o tratamento médico tradicional;
  • Consulte um profissional aromaterapeuta para que ele possa lhe orientar da melhor forma.
  • Anote os principais óleos essenciais:
  • Alfazema: tem a capacidade de reduzir os níveis de cortisol, um hormônio conhecido por causar sensação de estresse. A alfazema ainda exerce ação protetora no sistema cardiovascular e contribui com a paz interna do indivíduo.
  • Bergamota: atua na redução da pressão arterial e a frequência cardíaca e minimiza, segundo alguns estudos, os níveis de glicocorticoides no organismo (são hormônios que causam aumento da ansiedade e do estresse).
  • Patchouli: indicado para quem está sobrecarregado no trabalho, atuando como calmante e com ação ansiolítica e antidepressiva.

Você sofre com sintomas de ansiedade? Que tal montar um kit de Aromaterapia para lidar com a ansiedade, estresse e depressão?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados