FORMAS DE APLICAÇÃO DE AROMATERAPIA PARA PETS - Blog Aromahelp

FORMAS DE APLICAÇÃO DE AROMATERAPIA PARA PETS

Os populares Pets, ou animais de estimação, encontram na Aromaterapia uma solução eficaz para várias de suas necessidades cotidianas, como uma espécie de tratamento alternativo.
Tudo isso, graças aso benefícios dos óleos essenciais. Sendo assim, se você quer dar uma forcinha na higiene dos animais, cuidados com as peles, pulgas, feridas, mau odor e muito mais, você está no lugar certo.
Selecionamos a seguir, algumas das melhores formas de aplicações  receitas de Aromaterapia para animais de estimação.
Salve esse post, ele lhe será muito útil, tenho certeza!

Três métodos de aplicação de óleo essencial para Pets

Em suma, há três maneiras das quais se pode aplicar e beneficiar os Pets com o uso dos óleos essenciais.
A princípio, podemos começar difundindo-os no ar e, se isso for bem recebido pelos bichinhos, podemos continuar com a aplicação tópica; por último, existe a opção (apenas para cães) de ingerir óleos essenciais.
Vamos conhecer melhor os métodos de aplicação a seguir.

Formas de aplicação de Aromaterapia para Pets: Difusão

Esta é a forma mais simples e até mesmo suave, de impactar positivamente o sistema corporal do animal.
Depois de 45 segundos da inalação de óleos essenciais, todos os sistemas corporais são levemente alterados. Cães e gatos têm milhões de receptores olfativos e, portanto, são muito suscetíveis a partículas de odor.
Se você estiver usando um difusor em sua casa, é melhor usar um ultrassônico ou de nebulização, pois eles usam eletricidade para dispersar lentamente as partículas de óleo essencial no ar.
Não é aconselhável usar difusores de vela, pois queimam os óleos essenciais muito rapidamente, reduzindo seus efeitos terapêuticos e medicinais. Eles também têm o potencial de prejudicar os animais com uma dose de perfume altamente saturada que pode afetá-los adversamente.
Ao difundir óleos essenciais ao redor do animal, verifique se o difusor está fora do alcance dele.
Além disso, você deve começar bem aos pouquinhos, colocando apenas de uma a duas gotas de óleo essencial no difusor.
Ao usar óleos pela primeira vez, certifique-se de observar como o seu animal de estimação se comporta.
Fique  atento, e perceba como seu animal de estimação reage. Se eles se aconchegam ao lado do difusor quando você difunde certos óleos, tome isso como um sinal de que eles gostam.
Se eles começarem a arranhar móveis, latir ou assobiar ou quiserem ficar do lado de fora enquanto um certo perfume estiver exalando no ambiente, tenha em mente que ele não está gostando.

Formas de aplicação de Aromaterapia para Pets : Aplicação Tópica

Depois que seu Pet responder favoravelmente a um óleo essencial específico, você poderá passar de óleos difusores para aplicá-los topicamente. Lembre-se de que um óleo essencial é cerca de 100 vezes mais forte que sua fonte vegetal.
A aplicação tópica é feita diluindo um óleo essencial com óleo transportador ou água e aplicando-o diretamente no pelo ou na pele do seu animal.
Você pode fazer isso por meio de:
  • Massagem

 Dilua de 1 a 2 gotas de óleo essencial em 20 ml de óleo transportador, como coco, azeite ou óleo de amêndoa doce.
 Esfregue o óleo nas mãos e depois massageie o animal. Esteja atento ao tamanho do seu animal de estimação. Animais menores se beneficiarão de apenas uma gota de óleo essencial, enquanto animais maiores (20 kg ou mais) podem ficar bem com dois.
Tente não aplicar óleo essencial em uma área que seu animal de estimação possa alcançar com a língua ou o rosto. Este método não é recomendado para gatos.
  • Colônia

Aplique uma gota de óleo essencial e 3-5 gotas de óleo transportador nas palmas das mãos e depois afague o pelo do animal. É como aplicar colônia ao seu animal de estimação.
  • Shampoo para o banho

Experimente colocar de 2 a 3 gotas de óleo essencial no frasco de shampoo do seu animal de estimação, para que eles tenham uma proteção extra durante o banho.
Também é possível adicionar duas gotas de óleo essencial para cada cinco litros de água enquanto banha o seu cão.
  • Spray

Combine de duas a quatro gotas de óleo essencial em um frasco de spray de um litro, agite bem e borrife nas roupas de cama, assentos de carro, área de animais de estimação, mantas e travesseiros em que seu cão ou gato costuma ficar. Não pulverize este óleo essencial e spray à base de água diretamente no seu animal de estimação, beleza?

Gatos: cautela para aplicação tópica

Os gatos estão particularmente sujeitos a reagir negativamente aos óleos essenciais em determinadas situações.
Alguns óleos essenciais podem causar toxicidade no fígado e nos rins, já que os gatos usam um sistema diferente para desintoxicar o fígado. Eles são particularmente sensíveis aos óleos essenciais que contêm compostos polifenólicos, que interferem no processo de desintoxicação do fígado.
Gatos não são capazes de absorver e eliminar óleos essenciais da mesma maneira que humanos e cães.
Portanto, mantenha a aplicação tópica no mínimo com o seu gato.
Em linhas gerais, os  gatos devem evitar óleos essenciais de canela, frutas cítricas, orégano, hortelã-pimenta, tea tree, noz-moscada, bétula, pinho, citronela, cipreste, murta, alecrim.
Converse sempre com um especialista em Aromaterapia e com o seu veterinário, antes de fazer uso dos óleos essenciais.
Os veterinários são habilidosos no diagnóstico de doenças em animais e devem sempre ser consultados. Isso é especialmente importante em situações em que os sintomas são graves ou persistem por longos períodos de tempo. Sempre diga ao seu veterinário quais produtos naturais você planeja usar em seu animal de estimação.

Qualidade do óleo essencial é fundamental

Acima de tudo, certifique-se de comprar 100% de óleos essenciais puros de um fornecedor confiável, como os que são oferecidos aqui na Aroma Help e Aromaterapia.
Além disso, guarde sempre os óleos essenciais longe da luz solar e de temperaturas extremas, quentes ou frias. Cuidado com cópias sintéticas baratas e óleos de fragrância, que geralmente são a causa de toxicidade entre cães e gatos.

Quer mais dicas sobre Aromaterapia e óleos essenciais? Acompanhe o blog e fique de olho em nosso Instagram e Facebook.

Fontes:

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados