9 Maneiras que seu cão pode se beneficiar com o uso de óleos essenciais - Blog Aromahelp

9 Maneiras que seu cão pode se beneficiar com o uso de óleos essenciais

Certamente, alguma vez já passou pela sua cabeça, sobre de que forma o seu cão pode se beneficiar com o uso dos óleos essenciais, não é mesmo?
Para quem ainda não sabe, os óleos essenciais são líquidos concentrados obtidos por meio das destilação de flores, folhas, cascas e raízes de plantas.
Desde os tempos mais primórdios, as culturas antigas embebiam as plantas em óleo, colocavam as misturas em sacos ou envoltórios de linho, para filtrar e extrair os óleos, utilizando-os para diversas finalidades, como uma terapia de cura, promovendo o bem-estar.
Fato é que os óleos naturais colhidos a partir dessas plantas são usados há milhares de anos como:
  • Terapia complementar para tratamentos médicos;
  • “Remédios”;
  • Produtos de limpeza;
  • Produtos de beleza, dentre outros.
Já tem um tempo que também podemos observar o uso de óleos essenciais como produtos para a Aromaterapia também em animais de estimação.
Os óleos essenciais populares usados hoje incluem várias das mesmas plantas usadas nos tempos antigos:
É importante pesquisar os benefícios dos óleos essenciais, de acordo com os efeitos pretendidos de cada um antes de usá-los.

Converse com seu veterinário

Os óleos essenciais podem beneficiar seres humanos e animais de estimação tanto física quanto emocionalmente, mas é preciso ter cuidado ao usar esses produtos. Alguns podem ser muito perigosos se usados incorretamente. Não deixe de consultar o seu veterinário antes de usar esses óleos, especialmente se o seu cão tiver condições pré-existentes que exijam tratamento.
Se você decidir experimentar os óleos essenciais, aqui estão algumas maneiras pelas quais os cães podem se beneficiar de suas propriedades curativas, confira!

Propriedades antioxidantes dos óleos essenciais

Os antioxidantes são encontrados naturalmente em certos tipos de plantas e trabalham para impedir que os radicais livres causem reações negativas no organismo, incluindo câncer, doença de Parkinson, artrite e doenças cardíacas. Os óleos essenciais particularmente ricos em antioxidantes incluem sândalo, zimbro, alecrim, casca de canela, tomilho e cravo.

Óleos essenciais antimicrobianos

Vários agentes encontrados em óleos essenciais auxiliam na batalha contra infecções e doenças. Sabe-se que eucalipto, hortelã-pimenta e várias outras plantas matam bactérias, leveduras e fungos. Certifique-se de que seu veterinário monitore o uso de óleos essenciais para tratar condições conhecidas em seu cão.

Óleos essenciais com qualidades anti-inflamatórias

Como os óleos essenciais são absorvidos pelo organismo, eles entram na corrente sanguínea e viajam para os tecidos, ajudando na redução da inflamação e da dor.
Os óleos essenciais podem entrar por ingestão, inalação ou através da pele. Variedades como eucalipto, alecrim, zimbro, incenso e gengibre podem aliviar a dor nas articulações em cães artríticos.

Óleos essenciais para eliminar mau odor

Alguns óleos essenciais considerados seguros para combater bactérias e cheiro ruim são canela, eucalipto, gengibre, toranja, lavanda, limão, capim-limão e limão. Eles deixam um aroma fresco, pois matam bactérias no ambiente.

Para melhorar a respiração

Você sabia que a hortelã melhora a respiração? À medida que esses óleos essenciais são inalados, as moléculas terapêuticas entram no corpo através das membranas nasais, viajando diretamente para o sistema límbico e eliminando toxinas que bloqueiam as passagens nasais.

Ajuda na digestão

Vários óleos essenciais ajudam a melhorar a digestão e a manter um peso saudável em cães. Por exemplo, a hortelã é conhecida por reduzir cólicas, diarreia e náusea quando inalada. Também pode ajudar a estimular o metabolismo e a digestão.

Menos ansiedade

Ajude o seu cão a a ficar “numa nice”, ou seja, sossegado e tranquilo com óleo de lavanda.
Este óleo tem efeitos poderosos no cérebro, resultando em um efeito calmante. Pequenas quantidades podem ser usadas para situações estressantes, como viagens, tempestades, natal e ano novo (devido aos fogos), etc.
Esteja ciente de que a lavanda pode fazer com que os cães se sintam sonolentos; portanto, verifique com seu veterinário a dosagem adequada.

Controle de pulgas

As plantas produzem compostos que repelem pragas e patógenos. O uso de óleos essenciais dessas plantas pode proteger seu animal de estimação das pulgas em seu ambiente. Você pode fazer um repelente natural de pulgas combinando seis ou sete gotas de óleo de alecrim, hortelã-pimenta, eucalipto, tea tree e citronela com um copo de água em um frasco de spray. Aplique a solução no pelo do seu cão.

Cuidados com a pele

Vários óleos essenciais podem ser usados para melhorar a saúde e a aparência do seu cão. Os benefícios incluem alívio da caspa e  melhor condição do pelo. Os óleos essenciais populares para melhorar o cabelo e a pele incluem camomila, lavanda, alecrim, cedro e sálvia.
 
Viu como é possível ajudar seu cãozinho a viver bem e feliz com a ajuda dos óleos essenciais?
E você, já usa a Aromaterapia em cães? Conte pra gente! Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados