Receitas de Aromaterapia para estresse
Você já parou para pensar que pode se beneficiar de Receitas de Aromaterapia para stress?
Segundo dados da Isma-BR (sigla inglesa para Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros possuem um tipo de estresse denominado Burnout.
Fato é que com o cotidiano agitado, cobranças no âmbito profissional e também pessoal, o caos urbano, violência, entre outros fatores, se traduzem com o tempo, em quadros de estresse.
Complicado de lidar por si só, o estresse pode evoluir e culminar até mesmo em quadros depressivos graves.
Além da ajuda médica e muitas vezes, psicológica, fundamental para tratar do problema, a Aromaterapia surge com uma série de óleos essenciais que podem minimizar os efeitos do estresse.
No post de hoje, selecionamos algumas receitas poderosas de Aromaterapia para estresse. Também falamos mais sobre o tema, apontando alguns sintomas comuns e como é possível aliar a musicoterapia à Aromaterapia neste caso.
Confira a seguir!
Afinal, o que é estresse?
De acordo com a Oshadi:
O estresse é uma reação às pressões excessivas ou a outros tipos de demanda que o indivíduo se impõe ou que a rotina diária exige. Essas pressões podem vir de muitas fontes diferentes e, quando o seu efeito combinado é excessivo, o estresse ocorre. Isso significa que ele não é bom para você. É um estado doentio do corpo, da mente ou de ambos.
Receitas de Aromaterapia para estresse: o que dizem os estudos sobre o tema?
De acordo com o portal americano VeryWellMind, há uma série de estudos indicativos que apontam os efeitos da Aromaterapia diante de quadros de estresse.
Confira uma lista abaixo:
Pesquisas preliminares mostram que a aromaterapia pode alterar as ondas cerebrais e o comportamento;
A aromaterapia pode reduzir a percepção do estresse, aumentar o contentamento e diminuir os níveis de cortisol, o “hormônio do estresse”;
Um estudo mostrou que a massagem de aromaterapia pode ter efeitos benéficos na ansiedade e depressão;
A massagem com aromaterapia proporciona um alívio mais forte e contínuo da fadiga – especialmente a fadiga mental – do que a massagem sozinha.
Fonte: https://www.verywellmind.com
O uso dos difusores na Aromaterapia contra o estresse
Com a ajuda dos difusores de Aromaterapia, os óleos essenciais evaporam-se pelo ar, criando o ambiente perfeito para amenizar o estresse.
Os difusores são ótimas ferramentas porque espalham o aroma com muita eficiência. Se você ainda não tem um, vale a pena ir em busca daquele que melhor dialogue com suas necessidades.
Mas nem só de difusores vive a Aromaterapia. Sobretudo em relação ao estresse, a massagem é outro ótimo artifício para atenuar os efeitos da fadiga e do cansaço.
A Aromaterapia combinada com massagem traz uma série benefícios, gerando alívio do estresse.
Outras estratégias combinadas à Aromaterapia podem promover a melhora considerável dos quadros de estresse e Síndrome de Burnout.
Além da meditação, a musicoterapia aplicada concomitantemente ao uso dos óleos essenciais, atuaria como um “combo” contra a depressão e estresse.
Óleo de lavanda: use-o contra o estresse
Você sabia que pode usar o óleo essencial de lavanda para estresse e ansiedade?
Confira 4 dicas a seguir:
1. Inale o óleo de lavanda diretamente para um efeito calmante imediato
Basta esfregar de 2 a 3 gotas de óleo de lavanda nas palmas das mãos e respirar fundo. O cheiro entra na amígdala, o centro das emoções, e proporciona uma sensação de relaxamento instantâneo. Ótimo para uso no escritório, em viagens no carro ou em áreas com grandes aglomerações de pessoas.
Se preferir não aplicar o óleo diretamente, coloque de 1 a 2 gotas em um lenço ou uma almofada de algodão e inspire.
2. Alivie as dores de cabeça do estresse
Esfregue 1 a 2 gotas de óleo de lavanda nas têmporas para aliviar a tensão da dor de cabeça. Na verdade, para relaxamento total do corpo, você pode esfregar 1 ou 2 gotas nos punhos ou nos pés também.
3. Mistura de óleo essencial de alívio de estresse de lavanda – Use como um óleo de massagem corporal / hidratante
6 gotas de Clary Sage Oil
2 gotas de óleo de limão
3 gotas de óleo de lavanda
6 colheres de chá de óleo transportador – como óleo de coco fracionado (que é um líquido à temperatura ambiente e não mancha), óleo de jojoba ou moringa. O óleo de Moringa é ótimo para a pele seca, por isso esta receita também é um excelente hidratante!
Vamos as receitas de Aromaterapia?
Receita 1
Dilua, em um recipiente contendo 20ml de Óleo Vegetal :
• 5 gotas de Olíbano;
• 5 gotas de Manjerona;
• 2 gotas de Lavanda.
Aplique massageando a região das costas, pescoço e pés.
Receita 2
Pingue, no Difusor de Ambientes:
• 3 gotas de Lavanda;
• 3 gotas de Sálvia Sclarea;
• 3 gotas de Bergamota.
Viu como a Aromaterapia é uma fortíssima aliada em relação ao estresse? Que tal aliviar a tensão diária e seguir nossas sugestões? Experimente e conta para nós qual foi o resultado obtido. E lembre-se: a Aromaterapia não dispensa os cuidados médicos tradicionais, certo? Até a próxima!
Uma resposta
Se possível, poderiam apresentar receita mais simples com óleo mais popular aqui no Brasil.